Aula sobre A Perspectiva No Renascimento

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Renascimento foi um período de grande transformação na história da arte, em que a perspectiva se tornou uma técnica fundamental para a representação tridimensional de objetos e espaços em obras de arte. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada por artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento foi um período de grande transformação na história da arte, em que a perspectiva se tornou uma técnica fundamental para a representação tridimensional de objetos e espaços em obras de arte. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada por artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Renascimento como um período de grande transformação na história da arte. Será feita uma breve explanação sobre a perspectiva e sua importância para a representação tridimensional em obras de arte.

  3. Etapa 3 - Divisão da Fanzine

    Os alunos irão dividir a folha de papel A4 em 8 partes iguais, utilizando uma régua e lápis. Cada parte será destinada a um subtópico da aula.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre os subtópicos da aula utilizando livros, enciclopédias ou outros materiais disponíveis em sala.

  5. Etapa 5 - Produção da Fanzine

    Os alunos irão utilizar as informações pesquisadas para produzir a fanzine, utilizando materiais como canetas, lápis de cor e tesoura.

  6. Etapa 6 - - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas fanzines para a turma, explicando os subtópicos abordados e as informações pesquisadas.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após as apresentações, será aberta uma discussão sobre a perspectiva no Renascimento e sua importância para a história da arte.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a discussão, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver a habilidade de análise crítica;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Criatividade na produção da fanzine.
  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula;
  • Contextualizar o Renascimento e a perspectiva;
  • Orientar os alunos na pesquisa.
  • Orientar os alunos na apresentação;

Ações do aluno

  • Participar da aula e das discussões;
  • Realizar pesquisa sobre a perspectiva no Renascimento;
  • Registrar as informações em um caderno.
  • Produzir a fanzine utilizando as informações pesquisadas
  • Apresentar suas fanzines para a turma;