Aula sobre A Perspectiva No Renascimento

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície plana. Durante o Renascimento, essa técnica foi aprimorada e se tornou uma das principais características da arte da época. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A perspectiva é uma técnica utilizada na arte para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em uma superfície plana. Durante o Renascimento, essa técnica foi aprimorada e se tornou uma das principais características da arte da época. Sendo assim, os alunos irão aprender sobre a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize o Renascimento como um período de grande desenvolvimento artístico e cultural na Europa. Explique também o que é perspectiva e como ela é utilizada na arte.

  3. Etapa 3 - Estudo de Caso

    Os alunos irão estudar um caso de um artista renascentista que utilizou a perspectiva em sua obra. Escolha um artista como Leonardo da Vinci ou Michelangelo, e apresente uma obra como a "Última Ceia" ou a "Criação de Adão". Os alunos irão analisar a obra, identificar os elementos de perspectiva utilizados pelo artista e discutir como eles contribuem para a composição da obra.

  4. Etapa 4 - Modelo de Infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre a perspectiva no Renascimento. Forneça um modelo de infográfico e orientar os alunos na criação das lacunas.

  5. Etapa 5 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a perspectiva no Renascimento e preencher as lacunas do infográfico. Forneça materiais de pesquisa, como livros e revistas, e oriente os alunos na busca por informações relevantes.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas durante a pesquisa e preencher as lacunas restantes do infográfico. Oriente a discussão e dê feedback sobre as informações apresentadas pelos alunos.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar seus infográficos para a turma e discutir as informações apresentadas. Avalie a apresentação dos alunos e dê feedback sobre a qualidade das informações apresentadas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua o conteúdo reforçando os principais pontos abordados durante a atividade e incentive os alunos a continuar explorando o tema da perspectiva na arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações.
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações apresentadas no infográfico.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos alunos.
  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do modelo de infográfico.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientar os alunos na busca por informações relevantes.
  • Avaliar a apresentação dos alunos e dar feedback sobre a qualidade das informações apresentadas.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de infográfico.
  • Realizar a pesquisa sobre a perspectiva no Renascimento.
  • Apresentar o infográfico para a turma e discutir as informações apresentadas.