Aula sobre A Perspectiva No Renascimento

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Renascimento foi um período de grande desenvolvimento artístico, científico e cultural na Europa, que ocorreu entre os séculos XIV e XVI. Nesse período, os artistas começaram a utilizar a perspectiva para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em suas obras. A perspectiva é uma técnica que consiste em representar objetos em uma superfície plana de maneira que pareçam ter profundidade e volume.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento foi um período de grande desenvolvimento artístico, científico e cultural na Europa, que ocorreu entre os séculos XIV e XVI. Nesse período, os artistas começaram a utilizar a perspectiva para criar a ilusão de profundidade e tridimensionalidade em suas obras. A perspectiva é uma técnica que consiste em representar objetos em uma superfície plana de maneira que pareçam ter profundidade e volume.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da perspectiva no Renascimento. Em seguida, explique as regras do jogo de tabuleiro que os alunos irão criar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a perspectiva no Renascimento e seus principais artistas. Forneça materiais impressos, como livros e revistas, ou indicar sites confiáveis para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Os alunos devem criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, que representam os principais conceitos da perspectiva no Renascimento. Cada casa deve ter uma imagem ou uma palavra que represente o conceito.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Os alunos devem criar os cards de perguntas e ações, que serão utilizados durante o jogo. As perguntas devem ser relacionadas aos conceitos da perspectiva no Renascimento e as ações devem ser desafios que os jogadores devem cumprir.

  6. Etapa 6 - Criação dos pinos

    Os alunos devem criar os pinos que serão utilizados para jogar. Os pinos podem ser feitos com materiais simples, como papelão e palitos de sorvete.

  7. Etapa 7 - Jogando o jogo

    Os alunos devem jogar o jogo que criaram, seguindo as regras estabelecidas. Durante o jogo, devem responder às perguntas e cumprir as ações, aprendendo sobre a perspectiva no Renascimento.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a criação do jogo e durante o jogo em si. Os critérios de avaliação devem ser estabelecidos previamente e podem incluir a criatividade na criação do tabuleiro e dos cards, o conhecimento adquirido sobre a perspectiva no Renascimento e a participação durante o jogo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de obras de arte.
  • Ampliar o conhecimento sobre a perspectiva no Renascimento e seus principais artistas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo.
  • Conhecimento adquirido sobre a perspectiva no Renascimento.
  • Participação durante o jogo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e as regras do jogo.
  • Fornecer materiais para pesquisa.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a perspectiva no Renascimento.
  • Criar o tabuleiro, os cards e os pinos do jogo.
  • Jogar o jogo e aprender sobre a perspectiva no Renascimento.