Aula sobre A Perspectiva No Renascimento
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Durante esse período, a perspectiva foi um dos principais temas abordados pelos artistas renascentistas, que buscavam representar a realidade de forma mais precisa e fiel. Sendo assim, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.
Etapa 1 - Contextualização
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Durante esse período, a perspectiva foi um dos principais temas abordados pelos artistas renascentistas, que buscavam representar a realidade de forma mais precisa e fiel. Sendo assim, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.Etapa 2 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema e explique o que é a perspectiva no Renascimento. Os alunos são divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa (30 minutos)
Cada grupo pesquisa sobre um aspecto da perspectiva no Renascimento, como a técnica de ponto de fuga, a profundidade de campo, a ilusão de ótica, entre outros. Oriente os alunos na pesquisa e disponibiliza materiais como livros e revistas, se possível, utilizar a internet.Etapa 4 - Debate (60 minutos)
Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos sobre o tema e seus subtópicos. A banca julgadora avalia as apresentações e faz perguntas para os grupos. O grupo de observadores registra as informações apresentadas.Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos discutem em grupo sobre as informações apresentadas e as perguntas feitas pela banca julgadora. Oriente a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 6 - Criação de modelo de juri (30 minutos)
Os alunos criam um modelo de juri para avaliar as obras de arte renascentistas que utilizam a perspectiva. Disponibilize imagens de obras de arte renascentistas para os alunos analisarem.Etapa 7 - Apresentação do modelo de juri (30 minutos)
Os alunos apresentam seu modelo de juri e avaliam as obras de arte renascentistas. Oriente a apresentação e incentive a participação de todos.Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)
Faça uma síntese do conteúdo e reforce os principais pontos abordados. Os alunos fazem uma reflexão sobre o que aprenderam sobre esse assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte renascentistas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e defesa de ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Qualidade das apresentações dos grupos defensor e opositor.
- Qualidade do modelo de juri criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na avaliação das obras de arte renascentistas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na construção dos argumentos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Disponibilizar materiais analógicos para a pesquisa.
- Orientar a discussão em grupo e a apresentação dos trabalhos.
- Fazer uma síntese do conteúdo e estimular a reflexão dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a perspectiva no Renascimento.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Construir argumentos para apresentar ao grupo.
- Criar um modelo de juri para avaliar as obras de arte renascentistas.
- Avaliar as obras de arte renascentistas conforme o modelo de juri criado pelo grupo.