Aula sobre A Perspectiva No Renascimento

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Durante esse período, a perspectiva foi um dos principais temas abordados pelos artistas renascentistas, que buscavam representar a realidade de forma mais precisa e fiel. Sendo assim, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Durante esse período, a perspectiva foi um dos principais temas abordados pelos artistas renascentistas, que buscavam representar a realidade de forma mais precisa e fiel. Sendo assim, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi utilizada pelos artistas da época.

  2. Etapa 2 - Introdução (10 minutos)

    Apresente o tema e explique o que é a perspectiva no Renascimento. Os alunos são divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (30 minutos)

    Cada grupo pesquisa sobre um aspecto da perspectiva no Renascimento, como a técnica de ponto de fuga, a profundidade de campo, a ilusão de ótica, entre outros. Oriente os alunos na pesquisa e disponibiliza materiais como livros e revistas, se possível, utilizar a internet.

  4. Etapa 4 - Debate (60 minutos)

    Os grupos defensor e opositor apresentam seus argumentos sobre o tema e seus subtópicos. A banca julgadora avalia as apresentações e faz perguntas para os grupos. O grupo de observadores registra as informações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos discutem em grupo sobre as informações apresentadas e as perguntas feitas pela banca julgadora. Oriente a discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Criação de modelo de juri (30 minutos)

    Os alunos criam um modelo de juri para avaliar as obras de arte renascentistas que utilizam a perspectiva. Disponibilize imagens de obras de arte renascentistas para os alunos analisarem.

  7. Etapa 7 - Apresentação do modelo de juri (30 minutos)

    Os alunos apresentam seu modelo de juri e avaliam as obras de arte renascentistas. Oriente a apresentação e incentive a participação de todos.

  8. Etapa 8 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma síntese do conteúdo e reforce os principais pontos abordados. Os alunos fazem uma reflexão sobre o que aprenderam sobre esse assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de obras de arte renascentistas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade das apresentações dos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade do modelo de juri criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na avaliação das obras de arte renascentistas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na construção dos argumentos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Disponibilizar materiais analógicos para a pesquisa.
  • Orientar a discussão em grupo e a apresentação dos trabalhos.
  • Fazer uma síntese do conteúdo e estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a perspectiva no Renascimento.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Construir argumentos para apresentar ao grupo.
  • Criar um modelo de juri para avaliar as obras de arte renascentistas.
  • Avaliar as obras de arte renascentistas conforme o modelo de juri criado pelo grupo.