Aula sobre A Perspectiva No Renascimento
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos explorar a perspectiva no Renascimento e como ela foi usada pelos artistas da época. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em três grupos e participarão de atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Apresente o tema e contextualize o período Renascentista. Em seguida, explique como a perspectiva foi usada pelos artistas da época para criar a ilusão de profundidade e espaço em suas obras.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize os estudantes em três grupos e determine um tempo para que fiquem em cada estação, realizando as atividades. Quando o tempo acabar, eles deverão se movimentar para a estação seguinte.Estação 1 (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão observar obras de arte renascentistas que usam a perspectiva. Eles irão analisar como os artistas usaram a técnica para criar a ilusão de profundidade e espaço. Em seguida, irão criar uma pequena obra de arte usando a perspectiva.
Estação 2 (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo que explica como a perspectiva funciona. Eles irão aprender sobre os diferentes tipos de perspectiva e como elas podem ser usadas para criar a ilusão de profundidade e espaço. Em seguida, irão responder a algumas perguntas sobre o vídeo.
Estação 3 (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão trabalhar em grupo para criar uma cena em perspectiva usando objetos do cotidiano. Eles irão usar a técnica da perspectiva para criar a ilusão de profundidade e espaço em sua cena.
Etapa 3 - Conclusão (10 minutos)
Se reúna com a turma e peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu em sua estação. Em seguida, resuma o que foi aprendido durante a aula e faça uma reflexão final sobre a importância da perspectiva na arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e apreciar obras de arte renascentistas que usam a perspectiva.
- Estimular a criatividade e a capacidade dos alunos de criar obras de arte usando a perspectiva.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com seus colegas.
- Aprender sobre a história da arte e a importância da perspectiva no Renascimento.
- Estimular a curiosidade e a vontade dos alunos de aprender mais sobre a arte e a história.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos e técnicas da perspectiva.
- Criatividade na criação de obras de arte usando a perspectiva.
- Trabalho em grupo e colaboração com os colegas.
- Reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar o período Renascentista.
- Explicar como a perspectiva foi usada pelos artistas da época.
- Organizar as estações e explicar as atividades para os alunos.
- Acompanhar o trabalho dos alunos em cada estação.
- Reunir a turma e fazer uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Observar obras de arte renascentistas que usam a perspectiva.
- Criar uma pequena obra de arte usando a perspectiva.
- Assistir a um vídeo que explica como a perspectiva funciona e responder a algumas perguntas sobre o vídeo.
- Trabalhar em grupo para criar uma cena em perspectiva usando objetos do cotidiano.
- Participar da reflexão final sobre o que foi aprendido na aula.