Aula sobre A Polis Grega Religiosidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O estudo sobre "A pólis grega - religiosidade" tem como objetivo explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a religiosidade grega influenciou a cultura ocidental, como a mitologia grega, que é amplamente conhecida e utilizada em filmes, livros e jogos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a metodologia a ser utilizada. Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a religiosidade grega e sua influência na formação da pólis.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a religiosidade grega e sua influência na formação da pólis, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Síntese e debate

    Faça uma síntese das apresentações e promova uma discussão sobre a religiosidade grega e sua influência na formação da pólis.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre a atividade, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a atividade, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em fazer uma reflexão individual sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação das conclusões do grupo.
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Promover a discussão em grupo e fazer uma síntese das apresentações.
  • Avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Pesquisar sobre a religiosidade grega e sua influência na formação da pólis.
  • Discutir em grupo sobre a religiosidade grega e sua influência na formação da pólis, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as conclusões do grupo para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer uma reflexão individual sobre a atividade, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.