Aula sobre A Polis Grega Religiosidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O estudo sobre "A pólis grega - religiosidade" tem como objetivo explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a religiosidade grega influenciou a cultura ocidental, como a mitologia grega é presente em filmes, séries e jogos, e como a democracia ateniense influenciou a política moderna.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a metodologia a ser utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e receberão o material necessário para a criação do diário de bordo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos farão uma pesquisa sobre a religiosidade grega e a formação da pólis. Disponibilize livros, artigos e vídeos para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Problema

    Os grupos deverão identificar um problema relacionado ao tema e apresentá-lo ao restante da turma.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Incentive a criatividade dos alunos e a apresentação de soluções inovadoras.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la ao restante da turma. Incentive a argumentação e o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Os grupos deverão criar o diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos na organização do material e na apresentação do diário.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos apresentarão seus diários de bordo ao restante da turma. Incentive a criatividade na apresentação e a interação entre os grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
  • Incentivar a argumentação e o debate entre os alunos na escolha da melhor solução para o problema identificado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na criação do diário de bordo.
  • Criatividade e inovação na geração de alternativas para solucionar o problema identificado.
  • Argumentação e debate na escolha da melhor solução para o problema.
  • Organização e apresentação do diário de bordo.
  • Participação na apresentação dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Disponibilizar material para pesquisa.
  • Orientar os alunos na organização do diário de bordo.
  • Incentivar a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
  • Estimular a argumentação e o debate entre os alunos na escolha da melhor solução para o problema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação do diário de bordo.
  • Identificar um problema relacionado ao tema e apresentá-lo ao restante da turma.
  • Gerar alternativas para solucionar o problema identificado.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la ao restante da turma.
  • Apresentar o diário de bordo ao restante da turma.