Aula sobre A Polis Grega Religiosidade
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a religiosidade na Grécia Antiga e sua influência na organização política e social da pólis. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será direcionado para uma estação. Os grupos deverão se revezar nas estações, de forma que todos os alunos possam participar de todas as atividades.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1: Mitologia GregaOs alunos deverão pesquisar sobre os principais deuses e deusas da mitologia grega e suas respectivas funções. Em seguida, deverão criar uma história em quadrinhos que ilustre a relação entre os deuses e a organização política e social da pólis.
Estação 2: Acrópole
Os alunos deverão pesquisar sobre a Acrópole de Atenas e sua importância na religiosidade e na organização política da pólis. Em seguida, deverão criar um modelo em argila da Acrópole e apresentar para a turma.
Estação 3: Teatro Grego
Os alunos deverão pesquisar sobre o teatro grego e sua relação com a religiosidade e a organização política da pólis. Em seguida, deverão criar uma peça teatral que ilustre a relação entre o teatro e a organização política e social da pólis.
Etapa 3 - Socialização
Cada grupo deverá apresentar para a turma o resultado de sua atividade e explicar a relação entre a religiosidade e a organização política e social da pólis.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da religiosidade na formação da Grécia Antiga e sua influência na organização política e social da pólis.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade do trabalho realizado em cada estação.
- Capacidade de explicar a relação entre a religiosidade e a organização política e social da pólis.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação das atividades propostas.
- Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar e criar as atividades propostas com qualidade.
- Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as diferenças.