Aula sobre A Polis Grega Religiosidade

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A pólis grega é um tema importante para entendermos a formação da Grécia Antiga. A religiosidade era um aspecto fundamental da vida dos gregos antigos, e influenciava diretamente a organização política e social da pólis. Para tornar o momento mais envolvente e didático, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações. Dividiremos a turma em 3 grupos diferentes que irão passar por todasa as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a religiosidade na Grécia Antiga e sua influência na organização política e social da pólis. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será direcionado para uma estação. Os grupos deverão se revezar nas estações, de forma que todos os alunos possam participar de todas as atividades.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1: Mitologia Grega

    Os alunos deverão pesquisar sobre os principais deuses e deusas da mitologia grega e suas respectivas funções. Em seguida, deverão criar uma história em quadrinhos que ilustre a relação entre os deuses e a organização política e social da pólis.

    Estação 2: Acrópole

    Os alunos deverão pesquisar sobre a Acrópole de Atenas e sua importância na religiosidade e na organização política da pólis. Em seguida, deverão criar um modelo em argila da Acrópole e apresentar para a turma.

    Estação 3: Teatro Grego

    Os alunos deverão pesquisar sobre o teatro grego e sua relação com a religiosidade e a organização política da pólis. Em seguida, deverão criar uma peça teatral que ilustre a relação entre o teatro e a organização política e social da pólis.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Cada grupo deverá apresentar para a turma o resultado de sua atividade e explicar a relação entre a religiosidade e a organização política e social da pólis.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da religiosidade na formação da Grécia Antiga e sua influência na organização política e social da pólis.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do trabalho realizado em cada estação.
  • Capacidade de explicar a relação entre a religiosidade e a organização política e social da pólis.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação das atividades propostas.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e criar as atividades propostas com qualidade.
  • Colaborar com os colegas de grupo e respeitar as diferenças.