Aula sobre A Polis Grega Religiosidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo sobre "A pólis grega - religiosidade" tem como objetivo explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a religiosidade grega influenciou a cultura ocidental, como a mitologia grega é presente em filmes, livros e jogos, e como a organização política da pólis influenciou a democracia moderna.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre a Grécia Antiga e a religiosidade grega.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se dividirão em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Auxilie os grupos na discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Faça a mediação do debate e faça perguntas para estimular a discussão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre a religiosidade grega e sua influência na cultura ocidental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Debater e argumentar sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado.
  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Qualidade das argumentações apresentadas no debate.
  • Participação ativa na aula como um todo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar o debate em grupo.
  • Fazer perguntas para estimular a discussão.
  • Fornecer feedback sobre os mapas conceituais apresentados.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo sobre o mapa conceitual criado.
  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários sobre o tema da aula.
  • Realizar a tarefa de casa proposta pelo professor (opcional).