Aula sobre A Polis Grega Religiosidade
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O estudo sobre "A pólis grega - religiosidade" tem como objetivo explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a religiosidade grega influenciou a cultura ocidental, como a mitologia grega é presente em filmes, livros e jogos, e como a organização política da pólis influenciou a democracia moderna.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Os alunos receberão um material de apoio com informações sobre a Grécia Antiga e a religiosidade grega.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de mapa conceitual e oriente os alunos na criação do mapa.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos se dividirão em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Auxilie os grupos na discussão.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.Etapa 5 - Debate em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Faça a mediação do debate e faça perguntas para estimular a discussão.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários.Etapa 7 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como pesquisar sobre a religiosidade grega e sua influência na cultura ocidental.
Intencionalidades pedagógicas
- Explicar a formação da Grécia Antiga, com ênfase na formação da pólis e nas transformações políticas, sociais e culturais.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Debater e argumentar sobre um tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Qualidade das argumentações apresentadas no debate.
- Participação ativa na aula como um todo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar o debate em grupo.
- Fazer perguntas para estimular a discussão.
- Fornecer feedback sobre os mapas conceituais apresentados.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo sobre o mapa conceitual criado.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Fazer perguntas e comentários sobre o tema da aula.
- Realizar a tarefa de casa proposta pelo professor (opcional).