Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem ágil para solução de problemas e desenvolvimento de projetos. Os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, apresente exemplos de propaganda política atual, como campanhas eleitorais, e discuta como a propaganda pode influenciar a opinião pública.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema e seus objetivos, explicando a importância da propaganda política na consolidação do poder de Napoleão Bonaparte. Os alunos irão pesquisar sobre o assunto e discutir em grupo as principais características da propaganda política napoleônica.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior, organizando as ideias e conceitos relacionados ao tema.Etapa 3 - Decidir
Em grupo, os alunos irão selecionar as informações mais relevantes e criar um roteiro para a criação do template de Design Sprint.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar o template de Design Sprint com as 5 etapas, utilizando as informações selecionadas na etapa anterior.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar o template de Design Sprint para a turma e discutir como ele pode ser aplicado em outras situações de propaganda política.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um template de Design Sprint.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa mental e do roteiro criado pelos alunos.
- Coerência e clareza do template de Design Sprint criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em aplicar o template em outras situações de propaganda política.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus objetivos de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação do mapa mental, roteiro e template de Design Sprint.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e discutir em grupo as principais características da propaganda política napoleônica.
- Criar um mapa mental com as informações coletadas na etapa anterior.
- Selecionar as informações mais relevantes e criar um roteiro para a criação do template de Design Sprint.
- Criar o template de Design Sprint com as 5 etapas.
- Apresentar o template de Design Sprint para a turma e discutir como ele pode ser aplicado em outras situações de propaganda política.