Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. É importante ressaltar que a propaganda política é uma ferramenta utilizada até hoje em diversas esferas da sociedade, como na política, publicidade e mídias sociais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da propaganda política na época de Napoleão Bonaparte. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a propaganda política utilizada por Napoleão Bonaparte e selecionar as informações mais relevantes para incluir no jogo de tabuleiro. Auxilie os alunos na pesquisa e esclareça as dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Com as informações selecionadas, os grupos irão criar o jogo de tabuleiro, incluindo o tabuleiro com 51 casas, o dado, os pinos e os cards de perguntas e ações. Oriente os alunos na criação do jogo e auxilie na organização dos materiais.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e ações. Acompanhe os testes e auxilie na resolução de possíveis problemas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Ao final da atividade, promova uma discussão sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder. Os alunos deverão relacionar as informações aprendidas com a atualidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a propaganda política e sua influência na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e ações do jogo de tabuleiro.
  • Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Capacidade dos alunos em relacionar as informações aprendidas com a atualidade.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte.
  • Auxiliar na criação do jogo de tabuleiro e na organização dos materiais.
  • Promover a discussão em sala de aula sobre a propaganda política e sua influência na sociedade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte.
  • Criar o jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e ações.