Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema. É importante ressaltar que a propaganda política é uma ferramenta utilizada até hoje em diversas esferas da sociedade, como na política, publicidade e mídias sociais.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da propaganda política na época de Napoleão Bonaparte. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre a propaganda política utilizada por Napoleão Bonaparte e selecionar as informações mais relevantes para incluir no jogo de tabuleiro. Auxilie os alunos na pesquisa e esclareça as dúvidas.Etapa 3 - Criação do jogo
Com as informações selecionadas, os grupos irão criar o jogo de tabuleiro, incluindo o tabuleiro com 51 casas, o dado, os pinos e os cards de perguntas e ações. Oriente os alunos na criação do jogo e auxilie na organização dos materiais.Etapa 4 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e ações. Acompanhe os testes e auxilie na resolução de possíveis problemas.Etapa 5 - Discussão
Ao final da atividade, promova uma discussão sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder. Os alunos deverão relacionar as informações aprendidas com a atualidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a propaganda política e sua influência na sociedade.
Critérios de avaliação
- Qualidade das perguntas e ações do jogo de tabuleiro.
- Participação e colaboração dos alunos na criação do jogo.
- Capacidade dos alunos em relacionar as informações aprendidas com a atualidade.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte.
- Auxiliar na criação do jogo de tabuleiro e na organização dos materiais.
- Promover a discussão em sala de aula sobre a propaganda política e sua influência na sociedade.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte.
- Criar o jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
- Testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedbacks sobre a jogabilidade e a qualidade das perguntas e ações.