Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Através deste modelo, os alunos irão desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e análise histórica. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de propaganda política atual, como campanhas eleitorais, e discuta como a propaganda pode influenciar a opinião pública.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia MDC será utilizada. Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos para desenvolver o tema.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão que pesquisar sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. Forneça materiais de pesquisa, como textos, imagens e vídeos, para ajudar os alunos em sua pesquisa.Etapa 3 - Preparação dos argumentos
Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. Eles devem se basear em fatos históricos e em sua pesquisa para desenvolver seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores devem acompanhar a preparação dos argumentos e fazer anotações.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. A banca julgadora terá que fazer perguntas e avaliar os argumentos apresentados. O grupo de observadores terá que fazer comentários e observações sobre o debate. Faça a mediação do debate e garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de se expressar.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos argumentos apresentados e destaque os pontos mais relevantes do debate. Os alunos terão a oportunidade de fazer comentários finais e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico
- Estimular a pesquisa e análise histórica
- Promover a cooperação e trabalho em equipe
- Desenvolver a capacidade de avaliar e julgar argumentos
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate
- Qualidade dos argumentos apresentados
- Coerência e consistência dos argumentos
- Capacidade de avaliar e julgar argumentos
- Trabalho em equipe e cooperação
Ações do professor
- Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos
- Fornecer materiais de pesquisa e orientação para os alunos
- Estimular a cooperação e trabalho em equipe
- Avaliar a participação e desempenho dos alunos
- Fazer uma síntese dos argumentos apresentados e destacar os pontos mais relevantes do debate
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema
- Preparar argumentos baseados em fatos históricos
- Participar ativamente do debate
- Avaliar e julgar argumentos apresentados
- Trabalhar em equipe e cooperar com os demais grupos