Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Através deste modelo, os alunos irão desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e análise histórica. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de propaganda política atual, como campanhas eleitorais, e discuta como a propaganda pode influenciar a opinião pública.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia MDC será utilizada. Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos para desenvolver o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão que pesquisar sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. Forneça materiais de pesquisa, como textos, imagens e vídeos, para ajudar os alunos em sua pesquisa.

  3. Etapa 3 - Preparação dos argumentos

    Os grupos defensor e opositor terão que preparar seus argumentos. Eles devem se basear em fatos históricos e em sua pesquisa para desenvolver seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores devem acompanhar a preparação dos argumentos e fazer anotações.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos. A banca julgadora terá que fazer perguntas e avaliar os argumentos apresentados. O grupo de observadores terá que fazer comentários e observações sobre o debate. Faça a mediação do debate e garanta que todos os grupos tenham a oportunidade de se expressar.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos argumentos apresentados e destaque os pontos mais relevantes do debate. Os alunos terão a oportunidade de fazer comentários finais e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico
  • Estimular a pesquisa e análise histórica
  • Promover a cooperação e trabalho em equipe
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e julgar argumentos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate
  • Qualidade dos argumentos apresentados
  • Coerência e consistência dos argumentos
  • Capacidade de avaliar e julgar argumentos
  • Trabalho em equipe e cooperação

Ações do professor

  • Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientação para os alunos
  • Estimular a cooperação e trabalho em equipe
  • Avaliar a participação e desempenho dos alunos
  • Fazer uma síntese dos argumentos apresentados e destacar os pontos mais relevantes do debate

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema
  • Preparar argumentos baseados em fatos históricos
  • Participar ativamente do debate
  • Avaliar e julgar argumentos apresentados
  • Trabalhar em equipe e cooperar com os demais grupos