Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e terão que passar por todas as estações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da propaganda política na época de Napoleão Bonaparte. Será feita uma breve revisão sobre a Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Criação de cartazes de propaganda

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um cartaz de propaganda política de Napoleão Bonaparte. Eles deverão utilizar imagens e frases impactantes para convencer as pessoas a apoiarem Napoleão.

    Estação 2 - Análise de discursos de Napoleão

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um discurso de Napoleão para analisar. Eles deverão identificar as estratégias de persuasão utilizadas por Napoleão e como elas foram eficazes na propaganda política.

    Estação 3 - Produção de um vídeo explicando a importância da propaganda política na época de Napoleão

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por produzir um vídeo explicando a importância da propaganda política na época de Napoleão. Eles deverão utilizar imagens e exemplos para ilustrar como a propaganda política foi utilizada para consolidar o poder de Napoleão.


  3. Etapa 3 - Socialização das atividades

    Cada grupo irá apresentar sua atividade para a turma. Faça a mediação da discussão sobre as estratégias de propaganda política utilizadas por Napoleão e como elas foram eficazes.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce a importância da propaganda política na época de Napoleão Bonaparte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de persuasão dos alunos na criação de cartazes de propaganda.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica dos alunos na análise de discursos de Napoleão.
  • Estimular a produção de conteúdo multimídia pelos alunos na produção de um vídeo explicando a importância da propaganda política na época de Napoleão.
  • Promover a socialização das atividades e a discussão em grupo sobre as estratégias de propaganda política utilizadas por Napoleão.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criatividade e qualidade dos cartazes de propaganda produzidos pelos alunos.
  • Capacidade de análise crítica dos alunos na análise de discursos de Napoleão.
  • Qualidade do vídeo produzido pelos alunos.
  • Participação na discussão em grupo sobre as estratégias de propaganda política utilizadas por Napoleão.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da propaganda política na época de Napoleão Bonaparte.
  • Mediar as atividades propostas e estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar a importância da propaganda política na época de Napoleão Bonaparte.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Promover a socialização das atividades e a discussão em grupo sobre as estratégias de propaganda política utilizadas por Napoleão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar a criatividade e a capacidade de persuasão na criação dos cartazes de propaganda.
  • Analisar criticamente os discursos de Napoleão e identificar as estratégias de persuasão utilizadas.
  • Produzir um vídeo explicando a importância da propaganda política na época de Napoleão.
  • Participar da discussão em grupo sobre as estratégias de propaganda política utilizadas por Napoleão.