Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de propaganda política atual, como campanhas eleitorais, e discuta como a propaganda pode influenciar a opinião pública.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize com exemplos de propaganda política atual. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações sobre como criar um mapa conceitual eficiente.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias com os colegas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as ideias estão relacionadas.Avalie a apresentação e forneça feedback.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos e incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos podem ser incentivados a pesquisar sobre a propaganda política em outros períodos históricos e criar um mapa conceitual sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Avaliar a qualidade do mapa conceitual e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo e apresentar o mapa conceitual para a turma.