Aula sobre A Propaganda Politica De Napoleao Bonaparte
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os alunos irão aprender sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e como ela foi utilizada para consolidar seu poder na França e em outros países europeus. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de propaganda política atual, como campanhas eleitorais, e discuta como a propaganda pode influenciar a opinião pública.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize com exemplos de propaganda política atual. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão assistir a um vídeo ou ler um texto sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte e responder a algumas perguntas sobre o conteúdo.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça orientações sobre como criar um mapa conceitual eficiente.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias com os colegas. Oriente a discussão e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as ideias estão relacionadas.Avalie a apresentação e forneça feedback.Etapa 6 - Conclusão
Resuma os principais pontos e incentive os alunos a refletir sobre o que aprenderam.Etapa 7 - Tarefa de casa
Os alunos podem ser incentivados a pesquisar sobre a propaganda política em outros períodos históricos e criar um mapa conceitual sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a colaboração e o trabalho em grupo entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a discussão em grupo.
- Avaliar a qualidade do mapa conceitual e fornecer feedback aos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou ler o texto sobre a propaganda política de Napoleão Bonaparte.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar da discussão em grupo e apresentar o mapa conceitual para a turma.