Aula sobre A Reforma Protestante
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para entender melhor esse movimento e suas consequências, relacionando-o com os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da Reforma Protestante e seus principais líderes, como Martinho Lutero e João Calvino. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a vida e obra desses líderes, bem como as principais ideias defendidas por eles.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um esboço de como a Reforma Protestante influenciou a cultura, a política e a economia da época. Eles podem utilizar recursos visuais, como desenhos e gráficos, para ilustrar suas ideias.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir em conjunto as ideias apresentadas. Em seguida, deverão decidir qual será o foco do trabalho final, que será um infográfico sobre a Reforma Protestante e suas consequências.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo irá criar um protótipo do infográfico, utilizando recursos digitais disponíveis, como o Google Slides ou o Canva. Auxilie os alunos na criação do infográfico, dando dicas sobre como organizar as informações e utilizar recursos visuais para tornar a apresentação mais atrativa.Etapa 5 - Testar
Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma e receberão feedback. Em seguida, deverão fazer ajustes no infográfico, levando em consideração as sugestões recebidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Utilizar recursos digitais para criar apresentações visuais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do infográfico produzido.
- Capacidade de relacionar as ideias apresentadas com os processos culturais e sociais do período moderno.
Ações do professor
- Apresentar o tema da Reforma Protestante e seus principais líderes.
- Auxiliar os alunos na criação do infográfico, dando dicas sobre como organizar as informações e utilizar recursos visuais para tornar a apresentação mais atrativa.
- Dar feedback aos alunos sobre seus trabalhos e auxiliá-los na realização de ajustes necessários.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre a vida e obra dos líderes da Reforma Protestante.
- Criar um esboço de como a Reforma Protestante influenciou a cultura, a política e a economia da época.
- Criar um infográfico sobre a Reforma Protestante e suas consequências, utilizando recursos digitais disponíveis.