Aula sobre A Reforma Protestante

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Vamos utilizar a metodologia Design Sprint para entender melhor esse movimento e suas consequências, relacionando-o com os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da Reforma Protestante e seus principais líderes, como Martinho Lutero e João Calvino. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a vida e obra desses líderes, bem como as principais ideias defendidas por eles.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço de como a Reforma Protestante influenciou a cultura, a política e a economia da época. Eles podem utilizar recursos visuais, como desenhos e gráficos, para ilustrar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir em conjunto as ideias apresentadas. Em seguida, deverão decidir qual será o foco do trabalho final, que será um infográfico sobre a Reforma Protestante e suas consequências.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo irá criar um protótipo do infográfico, utilizando recursos digitais disponíveis, como o Google Slides ou o Canva. Auxilie os alunos na criação do infográfico, dando dicas sobre como organizar as informações e utilizar recursos visuais para tornar a apresentação mais atrativa.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma e receberão feedback. Em seguida, deverão fazer ajustes no infográfico, levando em consideração as sugestões recebidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Utilizar recursos digitais para criar apresentações visuais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Capacidade de relacionar as ideias apresentadas com os processos culturais e sociais do período moderno.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da Reforma Protestante e seus principais líderes.
  • Auxiliar os alunos na criação do infográfico, dando dicas sobre como organizar as informações e utilizar recursos visuais para tornar a apresentação mais atrativa.
  • Dar feedback aos alunos sobre seus trabalhos e auxiliá-los na realização de ajustes necessários.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre a vida e obra dos líderes da Reforma Protestante.
  • Criar um esboço de como a Reforma Protestante influenciou a cultura, a política e a economia da época.
  • Criar um infográfico sobre a Reforma Protestante e suas consequências, utilizando recursos digitais disponíveis.