Aula sobre A Reforma Protestante
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na história da Europa e do mundo, influenciando a cultura, a política e a religião. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a Reforma Protestante e suas consequências, utilizando a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia e entender melhor as motivações e sentimentos dos personagens envolvidos nesse processo histórico.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema, contextualizando a Reforma Protestante e seus principais líderes. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher cada campo com informações sobre os personagens envolvidos na Reforma Protestante, como Martinho Lutero, João Calvino e Henrique VIII.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais motivações e sentimentos dos personagens envolvidos na Reforma Protestante.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões sobre os personagens e suas motivações, utilizando exemplos práticos e didáticos para ilustrar suas ideias.Etapa 5 - Debate
Conduza um debate discutindo as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos e incentivando os alunos a fazerem conexões entre as informações coletadas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua o momento, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da Reforma Protestante em suas pesquisas pessoais.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do mapa de empatia.
- Incentivar a reflexão crítica sobre as motivações e sentimentos dos personagens históricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Qualidade das informações coletadas e apresentadas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em fazer conexões entre as informações coletadas e as consequências da Reforma Protestante.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Conduzir o debate em sala de aula de forma equilibrada e respeitosa.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
- Contribuir para a discussão em grupo.
- Fazer conexões entre as informações coletadas e as consequências da Reforma Protestante.