Aula sobre A Reforma Protestante

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. No Brasil, a Reforma Protestante teve grande influência na formação da identidade religiosa de diversas regiões do país. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a Reforma Protestante de forma lúdica e interativa, criando um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema contextualizando a Reforma Protestante e sua importância histórica. Em seguida, explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar as perguntas e afirmações do jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Os grupos terão que criar as perguntas e afirmações sobre a Reforma Protestante. Auxilie os alunos, tirando dúvidas quando necessário.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos irão trocar suas cartas com outros grupos, para que cada grupo tenha um conjunto de perguntas e afirmações diferentes.

  5. Etapa 5 - Montagem do jogo

    Cada grupo irá montar seu jogo, utilizando as cartas recebidas e adicionando outras que julgarem necessárias. Oriente os alunos sobre a organização do jogo e a criação das regras.

  6. Etapa 6 - Jogar o jogo

    Os grupos irão jogar o jogo criado por outro grupo, respondendo às perguntas e afirmações sobre a Reforma Protestante. Acompanhe o jogo, observando a participação dos alunos e tirando dúvidas.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final do jogo, os grupos irão se reunir para discutir as perguntas e afirmações que mais chamaram a atenção e debater sobre o tema da Reforma Protestante.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Proporcionar uma aula lúdica e interativa, tornando o aprendizado mais envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Participação dos alunos durante o jogo.
  • Capacidade dos alunos em relacionar o tema da Reforma Protestante com o contexto histórico e social da época.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo ao final do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
  • Orientar os alunos na criação das perguntas e afirmações do jogo.
  • Acompanhar o jogo, tirando dúvidas e observando a participação dos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo ao final do jogo.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade do jogo criado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Criar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema da Reforma Protestante.
  • Participar do jogo, respondendo às perguntas e afirmações.
  • Relacionar o tema da Reforma Protestante com o contexto histórico e social da época.
  • Participar da discussão em grupo ao final do jogo.