Aula sobre A Reforma Protestante

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma reforma na doutrina e nos rituais religiosos. Esse movimento teve grande impacto na história da Europa e do mundo, influenciando a cultura, a política e a sociedade. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir os principais aspectos da Reforma Protestante e suas implicações na cultura e na sociedade da época.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar sobre os principais aspectos da Reforma Protestante, como as críticas à Igreja Católica, as ideias de Lutero e a disseminação do protestantismo na Europa.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos e contra-argumentos sobre a Reforma Protestante. A banca julgadora fará perguntas e avaliará as apresentações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de observadores para discutir as apresentações e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conduza uma discussão para resumir os principais pontos discutidos durante o debate e destacar as implicações da Reforma Protestante na cultura e na sociedade da época.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade dos alunos em relacionar os aspectos da Reforma Protestante com os processos culturais e sociais do período moderno.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Conduzir a discussão para resumir os principais pontos discutidos durante o debate.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os principais aspectos da Reforma Protestante.
  • Apresentar argumentos e contra-argumentos durante o debate.
  • Discutir em grupo as apresentações e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.