Aula sobre A Reforma Protestante
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma reforma na doutrina e nos rituais religiosos. Esse movimento teve grande impacto na história da Europa e do mundo, influenciando a cultura, a política e a sociedade. Vamos utilizar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para discutir os principais aspectos da Reforma Protestante e suas implicações na cultura e na sociedade da época.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão que pesquisar sobre os principais aspectos da Reforma Protestante, como as críticas à Igreja Católica, as ideias de Lutero e a disseminação do protestantismo na Europa.Etapa 3 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão que apresentar seus argumentos e contra-argumentos sobre a Reforma Protestante. A banca julgadora fará perguntas e avaliará as apresentações.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de observadores para discutir as apresentações e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.Etapa 5 - Conclusão
Conduza uma discussão para resumir os principais pontos discutidos durante o debate e destacar as implicações da Reforma Protestante na cultura e na sociedade da época.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante o debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade dos alunos em relacionar os aspectos da Reforma Protestante com os processos culturais e sociais do período moderno.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Conduzir a discussão para resumir os principais pontos discutidos durante o debate.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante o debate.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os principais aspectos da Reforma Protestante.
- Apresentar argumentos e contra-argumentos durante o debate.
- Discutir em grupo as apresentações e avaliar os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.