Aula sobre A Reforma Protestante
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a Reforma Protestante, explicando o contexto histórico e os principais líderes do movimento. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que deverão visitar todas as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - VídeoNesta estação, os alunos assistirão a um vídeo sobre a Reforma Protestante, que apresentará os principais pontos do movimento e sua influência na sociedade da época. Após o vídeo, os alunos responderão a algumas perguntas sobre o conteúdo.
Estação 2 - Debate
Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre a Reforma Protestante, discutindo os pontos positivos e negativos do movimento e sua influência na sociedade atual. Forneça algumas perguntas para orientar o debate.
Estação 3 - Jogo
Nesta estação, os alunos jogarão um jogo sobre a Reforma Protestante, que testará seus conhecimentos sobre o movimento. O jogo será composto por perguntas e respostas, e os alunos poderão jogar em grupos.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma conclusão destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos principais pontos da Reforma Protestante.
- Relacionar a Reforma Protestante com os processos culturais e sociais do período moderno.
Ações do professor
- Fornecer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
- Orientar as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo e responder às perguntas propostas.
- Participar do debate e contribuir com ideias.
- Jogar o jogo e testar seus conhecimentos sobre a Reforma Protestante.