Aula sobre A Reforma Protestante

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Reforma Protestante foi um movimento religioso que ocorreu no século XVI na Europa, liderado por Martinho Lutero, que questionou a autoridade da Igreja Católica e propôs uma nova interpretação da Bíblia. Esse movimento teve grande impacto na sociedade da época, influenciando a cultura, a política e a economia. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de como a Reforma Protestante influenciou a sociedade da época, como a criação de novas igrejas, a tradução da Bíblia para outras línguas e a mudança na relação entre Estado e Igreja. Neste momento, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Será explicado o que é a Reforma Protestante, quem foram seus principais líderes e como ela influenciou a sociedade da época.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre a Reforma Protestante, que apresentará os principais pontos do movimento e suas consequências. O vídeo pode ser encontrado em plataformas como o YouTube.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa conceitual sobre a Reforma Protestante. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar ferramentas online como o MindMeister ou o Coggle para criar o mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais criados. Incentive a reflexão sobre as diferentes interpretações do tema e como isso pode influenciar a compreensão da história.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão reforçando os principais pontos abordados e incentivando a reflexão sobre a importância da Reforma Protestante na história.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a história e suas diferentes interpretações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Clareza e organização das ideias apresentadas no mapa.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre a história e suas diferentes interpretações.
  • Cooperação e colaboração com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema para os alunos.
  • Selecionar e apresentar o vídeo explicativo.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e a reflexão crítica dos alunos.
  • Fazer uma conclusão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a história e suas diferentes interpretações.
  • Cooperar e colaborar com os colegas de grupo.