Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A relação dos seres humanos com a natureza é um tema atual e de grande importância para a sociedade. É fundamental que os alunos compreendam como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Para isso, os alunos criarão um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Como exemplo, pode-se citar a produção de lixo eletrônico, que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Introduza o tema e apresente exemplos práticos de como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias afetam o meio ambiente e a distribuição de riquezas. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um subtema para trabalhar.Etapa 2 - Esboçar
Os grupos irão pesquisar e discutir sobre o subtema escolhido, criando um mapa mental com as principais informações. Auxilie os alunos na organização das informações e na criação do mapa mental.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus mapas mentais e discutirão em conjunto quais informações são mais relevantes para o desenvolvimento do tema. Em seguida, criarão uma lista de tarefas para a próxima etapa.Etapa 4 - Prototipar
Os grupos irão criar um protótipo de apresentação, utilizando ferramentas como slides, vídeos ou cartazes, com as informações mais relevantes sobre o subtema escolhido. Auxilie os alunos na criação dos protótipos.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e receberão feedbacks dos colegas. Aproveite e dê também sua devolutiva sobre os trabalhos apresentados. Em seguida, serão incentivados a fazer melhorias em seus protótipos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a relação dos seres humanos com a natureza.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Organização e clareza das informações apresentadas nos protótipos.
- Criatividade na apresentação dos protótipos.
- Coerência entre as informações apresentadas e o subtema escolhido.
- Capacidade de receber e aplicar feedbacks.
Ações do professor
- Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
- Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los na organização das informações.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Auxiliar na criação dos protótipos e na apresentação dos trabalhos.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar e discutir sobre o subtema escolhido.
- Criar um mapa mental com as principais informações.
- Criar um protótipo de apresentação com as informações mais relevantes.
- Receber feedbacks dos colegas e do professor e aplicar melhorias em seus protótipos.