Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A relação dos seres humanos com a natureza é um tema atual e de grande importância para a sociedade. É fundamental que os alunos compreendam como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Para isso, os alunos criarão um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Como exemplo, pode-se citar a produção de lixo eletrônico, que pode causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema e apresente exemplos práticos de como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias afetam o meio ambiente e a distribuição de riquezas. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um subtema para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os grupos irão pesquisar e discutir sobre o subtema escolhido, criando um mapa mental com as principais informações. Auxilie os alunos na organização das informações e na criação do mapa mental.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus mapas mentais e discutirão em conjunto quais informações são mais relevantes para o desenvolvimento do tema. Em seguida, criarão uma lista de tarefas para a próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo de apresentação, utilizando ferramentas como slides, vídeos ou cartazes, com as informações mais relevantes sobre o subtema escolhido. Auxilie os alunos na criação dos protótipos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e receberão feedbacks dos colegas. Aproveite e dê também sua devolutiva sobre os trabalhos apresentados. Em seguida, serão incentivados a fazer melhorias em seus protótipos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a relação dos seres humanos com a natureza.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Organização e clareza das informações apresentadas nos protótipos.
  • Criatividade na apresentação dos protótipos.
  • Coerência entre as informações apresentadas e o subtema escolhido.
  • Capacidade de receber e aplicar feedbacks.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Dividir os alunos em grupos e auxiliá-los na organização das informações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Auxiliar na criação dos protótipos e na apresentação dos trabalhos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar e discutir sobre o subtema escolhido.
  • Criar um mapa mental com as principais informações.
  • Criar um protótipo de apresentação com as informações mais relevantes.
  • Receber feedbacks dos colegas e do professor e aplicar melhorias em seus protótipos.