Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A relação dos seres humanos com a natureza é um tema muito importante e atual. É necessário que os estudantes compreendam que as ações humanas impactam diretamente no meio ambiente e que é possível fazer escolhas conscientes para minimizar esses impactos. Nesta atividade, utilizaremos uma metodologia para entender as dores e ganhos dos diferentes grupos envolvidos nessa relação e como podemos trabalhar juntos para um futuro mais sustentável. Alguns exemplos práticos que podem ser utilizados são: a poluição das águas, o desmatamento, a produção excessiva de lixo e a falta de saneamento básico.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e a metodologia que será utilizada. Os alunos devem ser incentivados a pensar em exemplos práticos de como a relação dos seres humanos com a natureza pode ser encontrada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo criará um mapa de empatia com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo escolherá um grupo envolvido na relação com a natureza, como, por exemplo, agricultores, empresas, governos, comunidades locais, entre outros.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia. Conduza uma discussão sobre as dores e ganhos dos diferentes grupos envolvidos na relação com a natureza.

  4. Etapa 4 - Identificação dos impactos ambientais

    Os alunos serão incentivados a pensar em como as ações dos diferentes grupos impactam o meio ambiente. Cada grupo escolherá um impacto ambiental para trabalhar.

  5. Etapa 5 - Criação de soluções

    Cada grupo criará soluções para minimizar o impacto ambiental escolhido. Os alunos devem ser incentivados a pensar em soluções criativas e viáveis.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará suas soluções. Conduza uma discussão sobre a viabilidade e eficácia das soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza e como podemos trabalhar juntos para um futuro mais sustentável.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pensar em soluções para problemas ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade na elaboração das soluções propostas.
  • Coerência entre a solução proposta e o impacto ambiental escolhido.
  • Clareza na apresentação das soluções.
  • Reflexão crítica sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Conduzir as discussões de forma aprofundada e crítica.
  • Estimular a criatividade dos alunos na elaboração das soluções.
  • Fazer uma reflexão final sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pensar de forma crítica e criativa nas soluções propostas.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva.
  • Refletir sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.
  • Trabalhar em equipe de forma colaborativa.