Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "A relação dos seres humanos com a natureza" é de extrema importância para a compreensão da dinâmica das sociedades e suas consequências no meio ambiente. Através dele, é possível entender como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias impactam o meio ambiente e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Esse tema pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na produção de alimentos, no uso de recursos naturais e na geração de resíduos. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um tema relacionado à relação dos seres humanos com a natureza.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema escolhido e elaborar um argumento que sustente sua posição sobre o assunto.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os grupos apresentarão seus argumentos e debaterão entre si. Faça a mediação do debate e garanta que todas as posições sejam ouvidas.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Os grupos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos outros grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação e justificará os critérios escolhidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre a relação dos seres humanos com a natureza.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência entre argumentos e posição do grupo.
  • Elaboração do modelo de avaliação.
  • Justificativa dos critérios escolhidos.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia.
  • Mediar o debate e garantir que todas as posições sejam ouvidas.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema escolhido.
  • Elaborar argumentos que sustentem sua posição sobre o assunto.
  • Participar do debate e ouvir as posições dos outros grupos.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica.
  • Justificar os critérios escolhidos para avaliar o desempenho dos outros grupos.