Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "A relação dos seres humanos com a natureza" é de extrema importância para a compreensão da dinâmica das sociedades e suas consequências no meio ambiente. Através dele, é possível entender como a produção, a circulação e o consumo de mercadorias impactam o meio ambiente e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Esse tema pode ser encontrado em diversos aspectos do cotidiano dos estudantes, como na produção de alimentos, no uso de recursos naturais e na geração de resíduos. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a metodologia. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo escolherá um tema relacionado à relação dos seres humanos com a natureza.Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema escolhido e elaborar um argumento que sustente sua posição sobre o assunto.Etapa 3 - Debate
Os grupos apresentarão seus argumentos e debaterão entre si. Faça a mediação do debate e garanta que todas as posições sejam ouvidas.Etapa 4 - Avaliação
Os grupos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos outros grupos durante o debate.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação e justificará os critérios escolhidos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos discutidos e incentive os alunos a refletirem sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre a relação dos seres humanos com a natureza.
- Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
- Promover a cooperação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência entre argumentos e posição do grupo.
- Elaboração do modelo de avaliação.
- Justificativa dos critérios escolhidos.
Ações do professor
- Explicar a metodologia.
- Mediar o debate e garantir que todas as posições sejam ouvidas.
- Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação.
- Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
- Estimular a reflexão sobre a importância da relação dos seres humanos com a natureza.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema escolhido.
- Elaborar argumentos que sustentem sua posição sobre o assunto.
- Participar do debate e ouvir as posições dos outros grupos.
- Criar um modelo de avaliação por rubrica.
- Justificar os critérios escolhidos para avaliar o desempenho dos outros grupos.