Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A relação dos seres humanos com a natureza é um tema de extrema importância para o nosso planeta. Cada vez mais, percebemos os impactos negativos que nossas ações têm no meio ambiente, como o desmatamento, a poluição do ar e da água, a extinção de espécies animais e vegetais, entre outros. Além disso, a produção, a circulação e o consumo de mercadorias também provocam impactos ambientais e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Nesta atividade, os alunos realizarão atividades diferentes para desenvolver sua habilidade em discutir e entender como nossas ações afetam o meio ambiente e a sociedade em cada estação.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da atividade e explique a metodologia. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Estação 1 - Impactos ambientais da produção
Na estação 1, os alunos assistirão a um vídeo sobre os impactos ambientais da produção de mercadorias. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre como esses impactos afetam o meio ambiente e a sociedade.Etapa 3 - Estação 2 - Circulação e consumo de mercadorias
Na estação 2, os alunos irão realizar uma atividade em que deverão identificar produtos produzidos em sua região e discutir sobre como a circulação e o consumo desses produtos afetam o meio ambiente e a sociedade.Etapa 4 - Estação 3 - Distribuição de riquezas
Na estação 3, os alunos irão realizar uma atividade em que deverão discutir sobre como a distribuição de riquezas é influenciada pela produção, circulação e consumo de mercadorias. Eles também deverão refletir sobre como as desigualdades sociais afetam o meio ambiente.Etapa 5 - Conclusão
Na conclusão, reúna a turma para uma roda de conversa e os alunos irão compartilhar suas reflexões e aprendizados sobre o tema da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e entender como as ações humanas afetam o meio ambiente e a sociedade.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a produção, circulação e consumo de mercadorias e seus impactos socioambientais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Reflexão crítica dos alunos sobre os temas abordados durante a atividade.
- Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
- Compreensão dos alunos sobre como as ações humanas afetam o meio ambiente e a sociedade.
- Capacidade dos alunos em relacionar a produção, circulação e consumo de mercadorias com a distribuição de riquezas e as desigualdades sociais.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia.
- Orientar os alunos durante as atividades em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os temas abordados.
- Conduzir a roda de conversa na conclusão.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação.
- Compartilhar ideias e opiniões com os colegas durante as atividades em grupo.
- Refletir criticamente sobre os temas abordados durante a atividade.
- Relacionar a produção, circulação e consumo de mercadorias com a distribuição de riquezas e as desigualdades sociais.
- Compartilhar suas reflexões e aprendizados na roda de conversa na conclusão.