Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A relação dos seres humanos com a natureza é um tema de extrema importância para o nosso planeta. Cada vez mais, percebemos os impactos negativos que nossas ações têm no meio ambiente, como o desmatamento, a poluição do ar e da água, a extinção de espécies animais e vegetais, entre outros. Além disso, a produção, a circulação e o consumo de mercadorias também provocam impactos ambientais e influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Nesta atividade, os alunos realizarão atividades diferentes para desenvolver sua habilidade em discutir e entender como nossas ações afetam o meio ambiente e a sociedade em cada estação.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da atividade e explique a metodologia. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Impactos ambientais da produção

    Na estação 1, os alunos assistirão a um vídeo sobre os impactos ambientais da produção de mercadorias. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre como esses impactos afetam o meio ambiente e a sociedade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Circulação e consumo de mercadorias

    Na estação 2, os alunos irão realizar uma atividade em que deverão identificar produtos produzidos em sua região e discutir sobre como a circulação e o consumo desses produtos afetam o meio ambiente e a sociedade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Distribuição de riquezas

    Na estação 3, os alunos irão realizar uma atividade em que deverão discutir sobre como a distribuição de riquezas é influenciada pela produção, circulação e consumo de mercadorias. Eles também deverão refletir sobre como as desigualdades sociais afetam o meio ambiente.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Na conclusão, reúna a turma para uma roda de conversa e os alunos irão compartilhar suas reflexões e aprendizados sobre o tema da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e entender como as ações humanas afetam o meio ambiente e a sociedade.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a produção, circulação e consumo de mercadorias e seus impactos socioambientais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre os temas abordados durante a atividade.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias e opiniões.
  • Compreensão dos alunos sobre como as ações humanas afetam o meio ambiente e a sociedade.
  • Capacidade dos alunos em relacionar a produção, circulação e consumo de mercadorias com a distribuição de riquezas e as desigualdades sociais.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os alunos durante as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os temas abordados.
  • Conduzir a roda de conversa na conclusão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em cada estação.
  • Compartilhar ideias e opiniões com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Refletir criticamente sobre os temas abordados durante a atividade.
  • Relacionar a produção, circulação e consumo de mercadorias com a distribuição de riquezas e as desigualdades sociais.
  • Compartilhar suas reflexões e aprendizados na roda de conversa na conclusão.