Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A relação dos seres humanos com a natureza é um tema de extrema importância e atualidade. Os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias são cada vez mais evidentes em nossas vidas. É importante que os alunos compreendam esses impactos e a influência que têm na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias que aprofundem o assunto.

A atividade será dividida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando o tema e a metodologia que será utilizada. Os alunos deverão pesquisar sobre o assunto antes da atividade e trazerem algumas ideias para compartilhar com a turma.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema proposto. Cada grupo deverá ter uma ideia central (A relação dos serem humanos com a natureza) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação dos alunos e fomente o debate sobre as ideias apresentadas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre a relação dos seres humanos com a natureza, os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias e a influência que têm na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Incentive a participação dos alunos e fomente o debate sobre as ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese dos pontos discutidos em sala e incentive os alunos a fazerem uma reflexão sobre a importância de se pensar em soluções sustentáveis para o nosso planeta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre a relação dos seres humanos com a natureza e os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fomentar o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em discutir criticamente sobre o tema proposto.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia que será utilizada.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Fomentar o debate e a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema antes da aula.
  • Criar um mapa conceitual em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.