Aula sobre A Relacao Dos Seres Humanos Com A Natureza
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A relação dos seres humanos com a natureza é um tema de extrema importância e atualidade. Os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias são cada vez mais evidentes em nossas vidas. É importante que os alunos compreendam esses impactos e a influência que têm na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Nesta atividade, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, com ideias centrais e sub-ideias que aprofundem o assunto.
A atividade será dividida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade explicando o tema e a metodologia que será utilizada. Os alunos deverão pesquisar sobre o assunto antes da atividade e trazerem algumas ideias para compartilhar com a turma.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos, em grupos, criarão um mapa conceitual sobre o tema proposto. Cada grupo deverá ter uma ideia central (A relação dos serem humanos com a natureza) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação dos alunos e fomente o debate sobre as ideias apresentadas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre a relação dos seres humanos com a natureza, os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias e a influência que têm na distribuição de riquezas em diferentes lugares. Incentive a participação dos alunos e fomente o debate sobre as ideias apresentadas.Etapa 5 - Síntese
Faça uma síntese dos pontos discutidos em sala e incentive os alunos a fazerem uma reflexão sobre a importância de se pensar em soluções sustentáveis para o nosso planeta.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir sobre a relação dos seres humanos com a natureza e os impactos ambientais causados pela produção, circulação e consumo de mercadorias.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Fomentar o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em discutir criticamente sobre o tema proposto.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema e a metodologia que será utilizada.
- Estimular a participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Fomentar o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema antes da aula.
- Criar um mapa conceitual em grupo.
- Participar ativamente da discussão em grupo.