Aula sobre A Relacao Entre As Crises Economicas De 1929 E 2008

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A crise econômica de 1929 foi um dos eventos mais marcantes da história do capitalismo. Ela teve início nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, gerando uma grande recessão econômica que durou anos. Em 2008, uma nova crise econômica abalou o mundo, com efeitos semelhantes aos da crise de 1929. Nesta aula, os alunos irão analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global, comparando-a com a crise de 2008.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize as crises econômicas de 1929 e 2008, explicando suas causas e consequências.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida os estudantes em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo irá elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo pesquisará sobre um aspecto específico das crises econômicas de 1929 e 2008, como as causas, as consequências, as políticas econômicas adotadas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá discutir os resultados da pesquisa e elaborar uma síntese sobre o aspecto específico que pesquisou.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar a síntese elaborada sobre o aspecto específico que pesquisou.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Cada aluno irá preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Promover a análise crítica e a síntese de informações.
  • Estimular a criatividade e a elaboração de ferramentas de avaliação.
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral e argumentação.
  • Aprofundar o conhecimento sobre as crises econômicas de 1929 e 2008.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Coerência e clareza na elaboração da síntese do tema.
  • Qualidade da apresentação oral e argumentação.
  • Participação e contribuição do grupo na atividade.
  • Avaliação do aluno sobre a atividade proposta no template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar e contextualizar o tema das crises econômicas de 1929 e 2008.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los sobre a atividade proposta.
  • Orientar e mediar as pesquisas e discussões em grupo.
  • Avaliar a qualidade das apresentações e participação dos grupos.
  • Utilizar os resultados da avaliação dos alunos para aprimorar a atividade e planejar futuras aulas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o aspecto específico das crises econômicas de 1929 e 2008.
  • Discutir e analisar em grupo os resultados da pesquisa.
  • Elaborar a síntese do tema e a apresentação oral.
  • Participar ativamente e contribuir para o trabalho em grupo.
  • Avaliar a atividade proposta no template de Dinâmica dos 3 Qs.