Aula sobre A Relacao Entre As Crises Economicas De 1929 E 2008

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As crises econômicas de 1929 e 2008 foram eventos históricos marcantes que geraram consequências globais significativas, como aumento do desemprego e recessão econômica. A Grande Depressão de 1929 foi causada pela quebra da Bolsa de Nova York, enquanto a crise financeira de 2008 foi desencadeada pela crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos. Ambas as crises demonstraram a interconexão e vulnerabilidade do sistema econômico global. Esta aula apresenta o tema

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    Apresente o projeto aos alunos, explicando que eles irão criar um diário de bordo sobre a relação entre as crises econômicas de 1929 e 2008. O diário de bordo deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Forme grupos de 4 a 5 alunos e explique que eles irão trabalhar juntos durante todo o projeto.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Oriente os grupos a definirem um problema relacionado ao tema, como por exemplo: "Como a crise de 1929 afetou a economia global?" ou "Quais foram as principais causas da crise de 2008?". Os grupos devem registrar o problema em seus diários de bordo.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Oriente os grupos a pesquisarem sobre o problema definido e a gerarem alternativas de solução. Os grupos devem registrar as alternativas em seus diários de bordo.

  5. Etapa 5 - Escolha da solução

    Oriente os grupos a escolherem a melhor alternativa de solução para o problema definido. Os grupos devem registrar a solução escolhida em seus diários de bordo.

  6. Etapa 6 - Elaboração do diário de bordo

    Oriente os grupos a elaborarem o diário de bordo, utilizando recursos analógicos como papel, lápis e caneta. O diário de bordo deve conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, bem como as informações pesquisadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Oriente os grupos a apresentarem seus diários de bordo para a turma, explicando o problema definido, as alternativas de solução geradas e a solução escolhida. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre os diários de bordo apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos na economia global.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas relacionados ao tema.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e a comunicação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o projeto.
  • Qualidade das informações pesquisadas e registradas nos diários de bordo.
  • Coerência entre o problema definido, as alternativas de solução geradas e a solução escolhida pelos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os grupos durante todo o projeto.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os diários de bordo apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo durante todo o projeto.
  • Pesquisar e registrar informações relevantes nos diários de bordo.
  • Apresentar os diários de bordo para a turma e responder perguntas e comentários dos demais alunos.