Aula sobre A Relacao Entre As Crises Economicas De 1929 E 2008
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A crise econômica de 1929 e a crise financeira de 2008 são eventos históricos que tiveram grande impacto na economia global. Essas crises afetaram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e mudaram a forma como a economia é vista e gerenciada. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a relação entre essas duas crises e como elas afetaram a economia global. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos práticos de como as crises econômicas afetam a vida das pessoas, como o desemprego, a inflação e a queda do poder de compra.
Aprendizagem entre pares
Etapa 1 - Introdução ao tema
Faça uma breve introdução ao tema, explicando a relação entre as crises de 1929 e 2008 e como elas afetaram a economia global. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão trabalhar em duplas para criar o mapa, utilizando papel e caneta. Oriente as duplas nessa etapa.Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais
Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça perguntas para a turma, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos mapas conceituais, você conduzirá uma discussão em grupo sobre o tema. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 5 - Análise de exemplos práticos
Você apresentará exemplos práticos de como as crises econômicas afetam a vida das pessoas, como o desemprego, a inflação e a queda do poder de compra. Os alunos deverão discutir em grupo como esses exemplos se relacionam com o tema da aula.Etapa 6 - Conclusão
Você fará uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos abordados na aula. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários finais sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre o tema abordado.
- Habilidade dos alunos em relacionar o tema com exemplos práticos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
- Conduzir a criação do mapa conceitual pelos alunos.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer perguntas para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
- Fazer uma conclusão que reforce os principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Criar o mapa conceitual em duplas.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Fazer perguntas e comentários sobre o tema.
- Relacionar o tema com exemplos práticos.
- Participar da conclusão da aula.