Aula sobre A Relacao Entre As Crises Economicas De 1929 E 2008

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A crise econômica de 1929 e a crise financeira de 2008 são eventos históricos que tiveram grande impacto na economia global. Essas crises afetaram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo e mudaram a forma como a economia é vista e gerenciada. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a relação entre essas duas crises e como elas afetaram a economia global. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Para contextualizar o assunto, você pode apresentar exemplos práticos de como as crises econômicas afetam a vida das pessoas, como o desemprego, a inflação e a queda do poder de compra.

Aprendizagem entre pares


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução ao tema, explicando a relação entre as crises de 1929 e 2008 e como elas afetaram a economia global. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão trabalhar em duplas para criar o mapa, utilizando papel e caneta. Oriente as duplas nessa etapa.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Faça perguntas para a turma, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, você conduzirá uma discussão em grupo sobre o tema. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Análise de exemplos práticos

    Você apresentará exemplos práticos de como as crises econômicas afetam a vida das pessoas, como o desemprego, a inflação e a queda do poder de compra. Os alunos deverão discutir em grupo como esses exemplos se relacionam com o tema da aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Você fará uma breve conclusão sobre o tema, reforçando os principais pontos abordados na aula. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários finais sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema abordado.
  • Habilidade dos alunos em relacionar o tema com exemplos práticos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para contextualizar o tema.
  • Conduzir a criação do mapa conceitual pelos alunos.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
  • Fazer uma conclusão que reforce os principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual em duplas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários sobre o tema.
  • Relacionar o tema com exemplos práticos.
  • Participar da conclusão da aula.