Aula sobre A Relacao Entre As Crises Economicas De 1929 E 2008

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A crise econômica de 1929 foi um dos eventos mais marcantes da história mundial e teve um impacto significativo na economia global. Em 2008, o mundo testemunhou outra crise econômica que também abalou a economia mundial. Nesta aula, os alunos vão analisar a relação entre essas duas crises, suas causas e consequências. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para criar uma fanzine dividida em 8 partes sobre o tema. A fanzine é um meio de comunicação que permite aos alunos expressar suas ideias e opiniões de forma criativa e envolvente. Ao final da aula, os alunos terão desenvolvido a habilidade de analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Você deve iniciar a aula apresentando a crise econômica de 1929 e suas causas. Os alunos podem pesquisar e apresentar exemplos de como a crise afetou a economia global.

  2. Etapa 2 - Análise da crise de 2008

    Em seguida, você deve apresentar a crise econômica de 2008 e suas causas. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de como a crise afetou a economia global.

  3. Etapa 3 - Comparação entre as crises

    Os alunos devem comparar as causas e consequências das duas crises econômicas. Eles devem pesquisar e apresentar exemplos de semelhanças e diferenças entre as crises.

  4. Etapa 4 - Divisão da fanzine

    Você deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e fornecer o papel A4 dividido em 8 partes para cada grupo. Cada parte deve ser dedicada a um subtema relacionado às crises econômicas.

  5. Etapa 5 - Criação da fanzine

    Os alunos devem trabalhar em grupo para criar a fanzine. Eles podem usar imagens, gráficos e textos para expressar suas ideias e opiniões sobre o tema. Você deve orientá-los e ajudá-los na criação da fanzine.

  6. Etapa 6 - Apresentação da fanzine

    Cada grupo deve apresentar sua fanzine para a turma. Os alunos devem explicar o conteúdo de cada parte e como ela se relaciona com o tema geral.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Você deve promover uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas apresentadas nas fanzines. Os alunos devem trocar ideias e opiniões sobre o tema e refletir sobre a relação entre as crises econômicas de 1929 e 2008.

Intencionalidades pedagógicas

  • Análise crítica sobre a crise econômica de 1929 e suas consequências na economia global.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de uma fanzine.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação dos exemplos de cada crise.
  • Criatividade e qualidade da fanzine criada pelos alunos.
  • Clareza e coesão na apresentação da fanzine.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Orientar e ajudar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Promover uma discussão construtiva e respeitosa em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer um feedback construtivo.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas na aula.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade e apresentar exemplos relevantes sobre as crises econômicas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas na criação da fanzine.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e coesa.
  • Participar construtivamente da discussão em grupo.