Aula sobre A Relacao Entre As Crises Economicas De 1929 E 2008

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre a relação entre as crises econômicas de 1929 e 2008 é um tema importante para os alunos, pois permite a compreensão das consequências das crises econômicas na economia global. Neste guia, apresentamos uma aula utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, que permitirá aos alunos criarem um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o tema, explicando o que é uma crise econômica e como ela afeta a economia global. Diga também que as crises são cíclicas. Utilize exemplos práticos, como a crise de 1929 e a crise de 2008, para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregue a cada membro um texto sobre a crise de 1929 e outro sobre a crise de 2008. Em casa, os alunos devem ler os textos e fazer anotações sobre as principais informações.

  3. Etapa 3 - Criação de mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser entregue ao professor na próxima aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em Grupo

    Na próxima aula, divida a turma em grupos novamente e peça que cada grupo apresente seu mapa conceitual. Os alunos devem discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais.

  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate em sala de aula sobre as crises econômicas de 1929 e 2008, utilizando os mapas conceituais como base para a discussão.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios de avaliação definidos previamente. Os alunos serão avaliados pela qualidade do mapa conceitual, pela participação no debate e pela capacidade de análise crítica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do tema e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Participação no debate.
  • Capacidade de análise crítica.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Promover o debate em sala de aula.

Ações do aluno

  • Ler os textos sobre as crises econômicas.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Participar do debate em grupo.