Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A resistência dos povos africanos é um tema importante para entendermos a história do continente africano e sua relação com o imperialismo europeu. Durante muito tempo, a história foi contada apenas do ponto de vista dos colonizadores, deixando de lado a perspectiva dos povos colonizados. Nesta aula, o tema será desenvolvido com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a resistência dos povos africanos e explicando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena”, “que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema relacionado à resistência dos povos africanos. Um exemplo de problema pode ser: “Como preservar a cultura e a identidade dos povos africanos diante das imposições culturais e assimilação forçada durante o período de colonização no século XIX?”. Eles deverão discutir em grupo e apresentar uma solução para o problema, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar sua solução para o problema, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Os outros grupos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  4. Etapa 4 - Debate em sala

    Conduza um debate em sala de aula, discutindo as soluções apresentadas pelos grupos e fazendo uma reflexão sobre a resistência dos povos africanos.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Os alunos deverão fazer uma atividade individual, na qual deverão escrever um texto sobre a resistência dos povos africanos, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie as atividades dos alunos, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs. Expresse seu feedback, para que eles compreendam os pontos de desenvolvimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a resistência dos povos africanos pode ser aplicada no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia."
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a importância de se considerar diferentes perspectivas.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções para o problema proposto.
  • Qualidade do texto produzido na atividade individual.
  • Participação ativa no debate em sala de aula.
  • Reflexão crítica sobre a resistência dos povos africanos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a resistência dos povos africanos.
  • Conduzir a atividade em grupo e o debate em sala de aula.
  • Avaliar as atividades dos alunos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a história e a importância de se considerar diferentes perspectivas.
  • Encorajar a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Apresentar soluções criativas e coerentes para o problema proposto.
  • Produzir um texto de qualidade na atividade individual.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Refletir criticamente sobre a resistência dos povos africanos.