Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A resistência dos povos africanos é um tema importante para entendermos a história do continente e suas lutas contra o imperialismo europeu. É fundamental que os estudantes compreendam o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos prepararão uma feira de apresentações sobre o tema em sala de aula. O objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresentará o tema "A resistência dos povos africanos" e seus subtópicos, como a resistência à escravidão, a luta contra o colonialismo e a independência dos países africanos. Utilize exemplos práticos e didáticos para que os alunos compreendam a importância do tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um tema relacionado à resistência dos povos africanos, como líderes históricos, batalhas importantes, movimentos de libertação, manifestações culturais, entre outros. Os grupos deverão pesquisar sobre o tema atribuído e preparar cartazes que representem visualmente as informações coletadas. Oriente os alunos a utilizarem diferentes recursos visuais, como imagens, mapas, cronogramas, gráficos e textos concisos para transmitir as informações de forma clara.

  3. Etapa 3 - Organização da feira

    Defina um espaço na sala de aula ou na escola para a exposição dos cartazes. Ajude os grupos a organizarem a disposição dos cartazes de forma lógica e atrativa, criando um ambiente que facilite a visita dos visitantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação da feira

    Cada grupo deverá apresentar seu cartaz e explicar o tema abordado, compartilhando as informações e curiosidades sobre as resistências dos povos africanos. Caso seja possível, convide outros estudantes da escola ou funcionários. Se isso não for possível, permita que os estudantes da sala circulem pelos trabalhos de seus colegas.

  5. Etapa 5 - Encerramento e reflexão

    Encerre a feira agradecendo a participação dos visitantes e dos alunos. Promova uma breve discussão em sala de aula sobre a importância de valorizar e reconhecer as resistências dos povos africanos. Peça aos alunos que compartilhem suas reflexões sobre a feira e como ela contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento sobre as resistências dos povos africanos contra a invasão dos europeus no século XIX.
  • Estimular a pesquisa e a capacidade de síntese dos alunos.
  • Promover a criatividade na criação dos cartazes e materiais visuais.
  • Incentivar a expressão oral e a habilidade de apresentação dos alunos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Qualidade da pesquisa realizada sobre o tema atribuído.
  • Criatividade na criação dos cartazes e outros materiais visuais.
  • Clareza e organização das informações apresentadas nos cartazes.
  • Capacidade de apresentação oral, transmitindo o conhecimento de forma clara e envolvente.
  • Colaboração e participação ativa dos alunos durante a feira temática.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas relacionados à resistência dos povos africanos.
  • Fornecer orientações sobre como realizar pesquisas e sintetizar as informações coletadas.
  • Estimular a criatividade na criação dos cartazes, fornecendo sugestões e exemplos.
  • Oferecer suporte na organização da feira e na disposição dos cartazes no espaço.
  • Avaliar os cartazes e as apresentações, fornecendo feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema atribuído, buscando informações relevantes e confiáveis.
  • Trabalhar em equipe para criar os cartazes e materiais visuais, distribuindo tarefas de forma equilibrada.
  • Utilizar recursos visuais variados para transmitir as informações de forma clara e atrativa.
  • Preparar uma apresentação oral envolvente, explicando o tema e respondendo perguntas dos visitantes.
  • Participar ativamente da feira, compartilhando conhecimentos, interagindo com os visitantes e refletindo sobre o aprendizado obtido.