Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A resistência dos povos africanos é um tema importante para entendermos a história do continente e a luta contra o imperialismo. É fundamental que os alunos compreendam o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Nesta aula os estudantes vivenciarão a aprendizagem entre pares, na qual poderão compartilhar seus conhecimentos com seus colegas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos de resistência dos povos africanos. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa conceitual
Os alunos serão organizados em grupos e forneceremos uma folha de papel para a criação de um mapa conceitual sobre o tema atribuído. No mapa, eles deverão escolher uma ideia central e desenvolver 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade, a fim de explorar o tema e seus subtópicos. Cada grupo será responsável por um subtema específico, que podem incluir: o contexto histórico e o colonialismo no século XIX, líderes e movimentos de resistência, estratégias de resistência e revolta, entre outros. Durante a atividade, circule pela sala para auxiliar os alunos e responder suas dúvidas.Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais
Forme novos grupos, garantindo que cada um deles tenha pelo menos um membro do grupo anterior. Nesse novo formato, cada aluno terá a chance de compartilhar sua compreensão do mapa conceitual com os colegas. Dessa forma, todos terão a oportunidade de familiarizar-se com os diversos subtemas abordados na aula. Circule pela sala, orientando os estudantes e ajudando-os com possíveis dúvidas.Etapa 4 - Dinâmica dos 3Qs
Solicite aos estudantes que escrevam em seus cadernos três tópicos: “que bom, que pena e que tal”. Essa atividade permitirá que eles reflitam sobre o que gostaram na experiência, identifiquem áreas que poderiam ser aprimoradas e ofereçam sugestões para futuras atividades. Essa reflexão será valiosa para o aprimoramento contínuo das próximas experiências.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África.
- Estimular a construção coletiva do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Capacidade de identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África.
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
- Estimular a discussão e aprofundamento do tema.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para os colegas.
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África.
- Trabalhar em equipe.