Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A resistência dos povos africanos é um tema importante para entendermos a história do continente e a luta contra o imperialismo. É fundamental que os alunos compreendam o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Para isso, nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os estudantes poderem compreender melhor a importância da resistência dos povos africanos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da resistência dos povos africanos. Os alunos farão um check-in no template de registro de aprendizagem. Nesse check-in, eles podem escrever as primeiras impressões sobre o tema.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre a resistência dos povos africanos em casa. Eles deverão buscar informações sobre as principais lideranças, movimentos e estratégias utilizadas na luta contra o imperialismo. Oriente-os, apresentando fontes seguras de conhecimento e pesquisa.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar suas pesquisas para a turma. Medie a apresentação e estimule a participação dos alunos. Os alunos farão um check-out no template de registro de aprendizagem, escrevendo seus aprendizados e suas opiniões sobre a apresentação.Etapa 4 - Debate
Após as apresentações, os alunos irão debater sobre as estratégias utilizadas pelos povos africanos na resistência ao imperialismo. Medie o debate e estimule a participação dos alunos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da resistência dos povos africanos. Os alunos farão um último check-out no template de registro de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a pesquisa em grupo e a apresentação oral.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar sobre um tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Qualidade da apresentação oral.
- Participação ativa no debate.
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
- Compreensão do tema e suas implicações históricas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Mediar a pesquisa em grupo e tirar dúvidas.
- Mediar a apresentação oral e estimular a participação dos alunos.
- Mediar o debate e estimular a participação dos alunos.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da resistência dos povos africanos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Preparar uma apresentação oral de qualidade.
- Participar ativamente do debate e argumentar sobre o tema.
- Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem.
- Compreender o tema e suas implicações históricas.