Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


No século XIX, os povos africanos enfrentaram a invasão dos europeus, resultando em uma luta pela resistência e preservação de suas terras e liberdade. Na aula sobre a resistência dos povos africanos, utilizaremos a metodologia de rotação por estações, onde os alunos explorarão diferentes estações temáticas para aprofundar seu conhecimento sobre líderes de resistência, estratégias adotadas e eventos históricos marcantes. Através dessa abordagem, os alunos terão a oportunidade de investigar as múltiplas perspectivas da resistência africana, compreendendo o contexto histórico e valorizando a importância desses movimentos para a história global.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizar a importância da resistência dos povos africanos. Será feita uma breve explanação sobre o imperialismo europeu e sua relação com a África.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:

    Estação 1 - Mapa da resistência:

    Os alunos irão criar um mapa da África e marcar os locais onde ocorreram as principais resistências africanas ao imperialismo europeu. Eles deverão pesquisar sobre as revoltas, guerras e movimentos de libertação que ocorreram em diferentes regiões do continente.

    Estação 2 - Personagens da resistência:

    Os alunos irão pesquisar sobre os principais líderes e personagens que participaram da resistência africana ao imperialismo europeu. Eles deverão criar um perfil de cada um desses personagens, destacando suas principais características e contribuições para a luta contra a dominação estrangeira.

    Estação 3 - Música e resistência:

    Os alunos irão pesquisar sobre a importância da música na resistência africana ao imperialismo europeu. Eles deverão escolher uma música que tenha sido utilizada como forma de protesto ou resistência e apresentar para a turma, explicando o contexto histórico em que ela foi criada.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre as atividades realizadas pelos alunos e a importância da resistência dos povos africanos. Será feita uma reflexão sobre como a história pode ser contada de diferentes perspectivas e a importância de valorizar a história e cultura dos povos africanos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Valorizar a história e cultura dos povos africanos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
  • Criatividade na apresentação dos resultados.
  • Capacidade de contextualizar o tema e relacioná-lo com o cotidiano dos estudantes.
  • Reflexão crítica sobre a importância da resistência dos povos africanos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da resistência dos povos africanos.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre as atividades realizadas pelos alunos e a importância da resistência dos povos africanos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Valorizar a história e cultura dos povos africanos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar os resultados de forma criativa e contextualizada.
  • Refletir criticamente sobre a importância da resistência dos povos africanos.