Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizar a importância da resistência dos povos africanos. Será feita uma breve explanação sobre o imperialismo europeu e sua relação com a África.Etapa 2 - Rotação por Estações
Organize a turma em três grupos e explique que irão realizar uma atividade em circuito, chamada de estações. Explique que em cada estação haverá uma atividade com começo, meio e fim, e que as estações são independentes uma das outras. Defina com os alunos o tempo que ficarão em cada estação e a ordem de rotação entre elas. Para cada estação, sugerimos os seguintes temas:Estação 1 - Mapa da resistência:
Os alunos irão criar um mapa da África e marcar os locais onde ocorreram as principais resistências africanas ao imperialismo europeu. Eles deverão pesquisar sobre as revoltas, guerras e movimentos de libertação que ocorreram em diferentes regiões do continente.
Estação 2 - Personagens da resistência:
Os alunos irão pesquisar sobre os principais líderes e personagens que participaram da resistência africana ao imperialismo europeu. Eles deverão criar um perfil de cada um desses personagens, destacando suas principais características e contribuições para a luta contra a dominação estrangeira.
Estação 3 - Música e resistência:
Os alunos irão pesquisar sobre a importância da música na resistência africana ao imperialismo europeu. Eles deverão escolher uma música que tenha sido utilizada como forma de protesto ou resistência e apresentar para a turma, explicando o contexto histórico em que ela foi criada.
Etapa 3 - Conclusão
Conduza uma discussão em sala de aula sobre as atividades realizadas pelos alunos e a importância da resistência dos povos africanos. Será feita uma reflexão sobre como a história pode ser contada de diferentes perspectivas e a importância de valorizar a história e cultura dos povos africanos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Valorizar a história e cultura dos povos africanos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Criatividade na apresentação dos resultados.
- Capacidade de contextualizar o tema e relacioná-lo com o cotidiano dos estudantes.
- Reflexão crítica sobre a importância da resistência dos povos africanos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da resistência dos povos africanos.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Conduzir a discussão em sala de aula sobre as atividades realizadas pelos alunos e a importância da resistência dos povos africanos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Valorizar a história e cultura dos povos africanos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre o tema.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Apresentar os resultados de forma criativa e contextualizada.
- Refletir criticamente sobre a importância da resistência dos povos africanos.