Aula sobre A Resistencia Dos Povos Africanos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


No século XIX, os povos africanos enfrentaram a invasão dos europeus, resultando em uma luta pela resistência e preservação de suas culturas. Na aula sobre a resistência dos povos africanos, utilizaremos a metodologia de sala de aula invertida, na qual os alunos irão pesquisar previamente sobre os eventos históricos, líderes e estratégias de resistência. Durante a aula, discutiremos as descobertas dos alunos, analisando os desafios enfrentados pelos africanos e a importância da resistência para a preservação da identidade cultural e a busca por autonomia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e sua importância para a história da África. Os alunos serão convidados a compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize um material de apoio para os estudantes com informações sobre a resistência dos povos africanos. Eles deverão estudar os materiais disponibilizados em casa.

  3. Etapa 3 - Criação dos mapas conceituais

    Oriente os estudantes a criarem um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxillie os alunos e tire suas dúvidas.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma. Faça perguntas e comentários para enriquecer a discussão.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir a importância da resistência dos povos africanos para a história do continente. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforçará a importância do tema para a compreensão da história da África.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia."
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Participação no debate em grupo.
  • Coerência e clareza na apresentação das conclusões.
  • Participação geral na aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão.
  • Fazer perguntas e comentários para enriquecer a discussão.
  • Sintetizar as conclusões da aula.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual com qualidade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar conclusões coerentes e claras.
  • Participar ativamente da aula.
  • Refletir criticamente sobre o tema.