A Revolta da Vacina

Nessa aula de História vamos aprender sobre a Revolta da Vacina, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Vem conhecer a fundo essa história!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro, no início do século XX, obrigava a população a se vacinar contra a Varíola. Além desse objetivo, é certo afirmar que:

    A) Era uma política que obrigava as pessoas a se vacinarem para uma doença que não era preocupante na época.

    B) Estava relacionada com políticas de saneamento básico, higienização e reformas na cidade do Rio.

    C) Estava associada apenas a medidas sociais dos políticos, sendo a varíola apenas uma desculpa para essa política.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou muita resistência por parte da população, que acreditava que a vacina poderia causar doenças e até mesmo a morte. A revolta foi marcada por manifestações violentas e conflitos com a polícia.

    Rotação por estações

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  4. 4. Gamificação:

    A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou revolta entre a população, que se sentia desrespeitada e oprimida pelo governo. A revolta foi reprimida com violência, mas deixou um legado importante para a história do país.

    Gamificação

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  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, que teve como principal motivo a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A cidade passava por um processo de modernização e urbanização, e a vacinação era vista como uma medida necessária para a saúde pública. No entanto, a população mais pobre, que vivia em condições precárias, resistiu à vacinação, alegando que ela causava doenças e mortes. A revolta foi reprimida pelo governo, mas deixou marcas na história do país.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

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  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, cujo objetivo foi protestar contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, imposta pelo governo brasileiro na época. Esse movimento é um exemplo da resistência da população brasileira à modernização e urbanização que ocorreu no início do século XX. Para trabalhar esse tema, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Revolta da Vacina foi um episódio importante da história do Brasil, ocorrido em 1904, no Rio de Janeiro. Na época, o país passava por um processo de modernização e urbanização, que incluía a realização de obras para melhorar a cidade, como a abertura de avenidas e a construção de redes de água e esgoto. Porém, a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou muita resistência por parte da população, especialmente dos mais pobres, que viam a ação do governo como uma invasão à sua privacidade e liberdade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre este importante evento histórico através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A Revolta da Vacina ocorreu em 1904, no Rio de Janeiro, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. Na época, a cidade passava por um processo de modernização e urbanização, que incluía ações de saneamento básico e saúde pública. A vacinação obrigatória contra a varíola foi uma das medidas adotadas pelo governo, que gerou revolta na população, especialmente nos mais pobres, que eram obrigados a se vacinar sem entender os benefícios da medida. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Revolta da Vacina, seus motivos e consequências, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Será utilizado um template de avaliação por pares para os alunos avaliarem uns aos outros nos critérios de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.
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