Aula sobre A Revolta Da Vacina

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Revolta da Vacina foi um episódio importante da história do Brasil, ocorrido em 1904, no Rio de Janeiro. Na época, o país passava por um processo de modernização e urbanização, que incluía a realização de obras para melhorar a cidade, como a abertura de avenidas e a construção de redes de água e esgoto. Porém, a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou muita resistência por parte da população, especialmente dos mais pobres, que viam a ação do governo como uma invasão à sua privacidade e liberdade. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre este importante evento histórico através da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, criando um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula contextualizando o tema e apresentando o episódio da Revolta da Vacina. É importante que os alunos entendam o contexto histórico e social da época, bem como os motivos que levaram à revolta. Neste momento, pergunte aos estudantes quais são as dúvidas que possuem sobre o tema e peça que anotem essas questões. Você pode pedir a eles, que eles anotem em seus cadernos, que coloquem em papel adesivo grudados nas paredes ou em uma caixinha separada.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá um dos problemas pensados por eles mesmos relacionado ao tema da aula, que deverá ser resolvido em conjunto. Além disso, é possível distribuir outros problemas para os grupos, como, por exemplo: descrever possíveis consequências sociais caso a revolta tivesse sido bem-sucedida ou discutir alternativas de conscientização da importância da vacinação na sociedade atual.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre o problema apresentado, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. Oriente os alunos sobre a busca de informações confiáveis e relevantes.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar os resultados de sua pesquisa e discutir as possíveis soluções para o problema apresentado. É importante que os alunos aprendam a trabalhar em grupo, ouvindo e respeitando as opiniões dos colegas.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “que bom”, “que pena” e “que tal”. Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade e o desempenho dos alunos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados de sua pesquisa e discutir as possíveis soluções para o problema apresentado. Incentive a participação de todos os alunos e promova o debate saudável e construtivo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o desempenho dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em buscar e selecionar informações relevantes e confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos resultados.
  • Avaliação dos alunos sobre a atividade e o desempenho dos colegas através da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar o episódio da Revolta da Vacina.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos e promover o debate saudável e construtivo.
  • Incentivar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs e a avaliação dos colegas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o problema apresentado.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar o desempenho dos colegas.
  • Apresentar os resultados de sua pesquisa de forma clara e criativa.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e trabalhar em grupo de forma cooperativa.