Aula sobre A Revolta Da Vacina
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Revolta da Vacina ocorreu em 1904, no Rio de Janeiro, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. Na época, a cidade passava por um processo de modernização e urbanização, que incluía ações de saneamento básico e saúde pública. A vacinação obrigatória contra a varíola foi uma das medidas adotadas pelo governo, que gerou revolta na população, especialmente nos mais pobres, que eram obrigados a se vacinar sem entender os benefícios da medida. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Revolta da Vacina, seus motivos e consequências, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Será utilizado um template de avaliação por pares para os alunos avaliarem uns aos outros nos critérios de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.
Etapa 1 - Introdução
Contextualize a aula, apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de até 5 integrantes.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a Revolta da Vacina, utilizando fontes diversas, como livros, artigos, vídeos e sites confiáveis. O objetivo é que os alunos compreendam os motivos da revolta e suas consequências.Etapa 3 - Organização
Os grupos deverão se organizar para elaborar uma apresentação sobre o tema, definindo quem fará cada parte da exposição.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo fará uma apresentação sobre a Revolta da Vacina, utilizando recursos audiovisuais, como slides, vídeos e imagens. A apresentação deverá ter no máximo 10 minutos.Etapa 5 - Avaliação por pares
Cada grupo receberá um template de avaliação por pares, contendo os critérios de organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Cada integrante do grupo deverá avaliar os demais, preenchendo o template com notas de 1 a 5.Etapa 6 - Discussão
Os grupos deverão discutir as avaliações recebidas, identificando pontos fortes e fracos da apresentação e propondo melhorias para futuras atividades.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando a reflexão sobre a importância da vacinação e da saúde pública.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliar o desempenho próprio e dos colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o tema.
- Dividir os alunos em grupos.
- Fornecer recursos para pesquisa e apresentação.
- Aplicar o template de avaliação por pares.
- Estimular a discussão e reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Realizar pesquisa sobre o tema.
- Organizar a apresentação em grupo.
- Avaliar o desempenho próprio e dos colegas.
- Participar da discussão e reflexão sobre o tema.
- Apresentar a pesquisa de forma clara e objetiva.