Aula sobre A Revolta Da Vacina
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou revolta entre a população, que se sentia desrespeitada e oprimida pelo governo. A revolta foi reprimida com violência, mas deixou um legado importante para a história do país.
Gamificação
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia utilizada. Divida os alunos em grupos e explique as instruções para a criação do jogo.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre a Revolta da Vacina, buscando informações sobre o contexto histórico, os personagens envolvidos, as causas e consequências do movimento. Oriente os alunos a utilizarem o livro didático e, se possível, usar equipamentos para pesquisarem na internet sobre o tema.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos criarão o jogo de tabuleiro, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados, pinos e cards de perguntas e ações. O tabuleiro terá 51 casas, representando os principais acontecimentos da Revolta da Vacina e seus subtópicos.Etapa 4 - Teste do jogo
Os grupos trocarão seus jogos e farão um teste, jogando uns contra os outros. O professor acompanhará o jogo e fará observações sobre o desempenho dos alunos.Etapa 5 - Correção e ajustes
Com base em suas observações e dos colegas, os grupos farão correções e ajustes em seus jogos.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos apresentarão seus jogos para a turma, explicando as regras e as estratégias do jogo. Faça uma avaliação geral dos jogos.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos farão uma autoavaliação e uma avaliação do trabalho dos colegas. Você deverá fazer uma avaliação individual e coletiva, considerando os critérios estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações históricas;
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
- Promover a reflexão crítica sobre os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.
Critérios de avaliação
- Coerência com o tema proposto;
- Criatividade e originalidade;
- Clareza das regras e das estratégias do jogo;
- Participação e colaboração dos alunos;
- Reflexão crítica sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do jogo;
- Acompanhar o desenvolvimento dos jogos e fazer observações;
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos;
- Fazer uma avaliação individual e coletiva dos jogos.
Ações do aluno
- Pesquisar e analisar informações históricas sobre a Revolta da Vacina;
- Criar o jogo de tabuleiro, seguindo as instruções e as regras estabelecidas;
- Testar e ajustar o jogo, com base nas observações do professor e dos colegas;
- Apresentar o jogo para a turma, explicando as regras e as estratégias;
- Fazer uma autoavaliação e uma avaliação do trabalho dos colegas.