Aula sobre A Revolta Da Vacina
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, que teve como principal motivo a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A cidade passava por um processo de modernização e urbanização, e a vacinação era vista como uma medida necessária para a saúde pública. No entanto, a população mais pobre, que vivia em condições precárias, resistiu à vacinação, alegando que ela causava doenças e mortes. A revolta foi reprimida pelo governo, mas deixou marcas na história do país.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC). Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Grupo Defensor
O grupo defensor apresentará argumentos a favor da vacinação obrigatória, considerando os benefícios para a saúde pública e o combate às epidemias.Etapa 3 - Grupo Opositor
O grupo opositor apresentará argumentos contra a vacinação obrigatória, considerando os possíveis efeitos colaterais e a violação dos direitos individuais.Etapa 4 - Banca Julgadora
A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor, considerando a coerência, a clareza e a persuasão.Etapa 5 - Grupo Defensor (réplica)
O grupo defensor terá a oportunidade de apresentar uma réplica aos argumentos apresentados pelo grupo opositor.Etapa 6 - Grupo Opositor (tréplica)
O grupo opositor terá a oportunidade de apresentar uma tréplica aos argumentos apresentados pelo grupo defensor.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e promoverá uma discussão, incluindo o grupo observador, sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a reflexão crítica;
- Promover a construção do conhecimento;
- Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão;
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos;
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
- Capacidade de reflexão crítica;
- Utilização de dados e informações relevantes;
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar o MDC;
- Dividir os alunos em grupos e orientar os grupos na construção dos argumentos.
- Fazer uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos;
- Orientar a banca julgadora na avaliação dos argumentos apresentados;
- Promover uma discussão sobre a importância da vacinação para a saúde pública.
Ações do aluno
- Participação ativa e contribuição de argumentos coerentes no grupo.
- Colaboração em equipe, compartilhando ideias e ouvindo opiniões dos colegas.
- Pensamento crítico ao questionar e analisar os argumentos apresentados pelos grupos.
- Participação na discussão final, compartilhando reflexões e sugerindo ações para conscientização sobre vacinação.