Aula sobre A Revolta Da Vacina

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, que teve como principal motivo a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. A cidade passava por um processo de modernização e urbanização, e a vacinação era vista como uma medida necessária para a saúde pública. No entanto, a população mais pobre, que vivia em condições precárias, resistiu à vacinação, alegando que ela causava doenças e mortes. A revolta foi reprimida pelo governo, mas deixou marcas na história do país.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC). Divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Grupo Defensor

    O grupo defensor apresentará argumentos a favor da vacinação obrigatória, considerando os benefícios para a saúde pública e o combate às epidemias.

  3. Etapa 3 - Grupo Opositor

    O grupo opositor apresentará argumentos contra a vacinação obrigatória, considerando os possíveis efeitos colaterais e a violação dos direitos individuais.

  4. Etapa 4 - Banca Julgadora

    A banca julgadora avaliará os argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor, considerando a coerência, a clareza e a persuasão.

  5. Etapa 5 - Grupo Defensor (réplica)

    O grupo defensor terá a oportunidade de apresentar uma réplica aos argumentos apresentados pelo grupo opositor.

  6. Etapa 6 - Grupo Opositor (tréplica)

    O grupo opositor terá a oportunidade de apresentar uma tréplica aos argumentos apresentados pelo grupo defensor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e promoverá uma discussão, incluindo o grupo observador, sobre a importância da vacinação para a saúde pública.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a reflexão crítica;
  • Promover a construção do conhecimento;
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e persuasão;
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
  • Capacidade de reflexão crítica;
  • Utilização de dados e informações relevantes;

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o MDC;
  • Dividir os alunos em grupos e orientar os grupos na construção dos argumentos.
  • Fazer uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos;
  • Orientar a banca julgadora na avaliação dos argumentos apresentados;
  • Promover uma discussão sobre a importância da vacinação para a saúde pública.

Ações do aluno

  • Participação ativa e contribuição de argumentos coerentes no grupo.
  • Colaboração em equipe, compartilhando ideias e ouvindo opiniões dos colegas.
  • Pensamento crítico ao questionar e analisar os argumentos apresentados pelos grupos.
  • Participação na discussão final, compartilhando reflexões e sugerindo ações para conscientização sobre vacinação.