Aula sobre A Revolta Da Vacina
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou muita resistência por parte da população, que acreditava que a vacina poderia causar doenças e até mesmo a morte. A revolta foi marcada por manifestações violentas e conflitos com a polícia.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a Revolta da Vacina. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos e explique a metodologia da rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1
Nesta estação, os alunos devem ler textos e assistir a vídeos sobre a campanha de vacinação obrigatória e a resistência popular. Disponibilize materiais impressos para que os alunos possam ler e discutir em grupo.Etapa 3 - Estação 2
Nesta estação, os alunos devem criar um mapa mental sobre os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira no início do século XX. Disponibilize materiais impressos com informações sobre o tema.Etapa 4 - Estação 3
Nesta estação, os alunos devem criar um debate sobre os impactos da Revolta da Vacina na sociedade brasileira. Disponibilize materiais impressos com informações sobre o tema e oriente os alunos na organização do debate.Etapa 5 - Estação 4
Nesta estação, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template e explique como ele será utilizado.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar o resultado de sua estação para a turma. Oriente os alunos na apresentação e estimule a participação de todos.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e no template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos próprios alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade.
- Qualidade do mapa mental criado.
- Qualidade do debate realizado.
- Qualidade da apresentação.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula.
- Orientar os alunos na metodologia da rotação por estações.
- Disponibilizar materiais impressos com informações sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Ler textos e assistir a vídeos sobre o tema.
- Criar um mapa mental sobre os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.
- Criar um debate sobre os impactos da Revolta da Vacina na sociedade brasileira.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o resultado de sua estação para a turma.