Aula sobre A Revolta Da Vacina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante o governo do presidente Rodrigues Alves. A campanha de vacinação obrigatória contra a varíola gerou muita resistência por parte da população, que acreditava que a vacina poderia causar doenças e até mesmo a morte. A revolta foi marcada por manifestações violentas e conflitos com a polícia.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a Revolta da Vacina. Em seguida, faça a divisão da turma em grupos e explique a metodologia da rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos devem ler textos e assistir a vídeos sobre a campanha de vacinação obrigatória e a resistência popular. Disponibilize materiais impressos para que os alunos possam ler e discutir em grupo.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos devem criar um mapa mental sobre os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira no início do século XX. Disponibilize materiais impressos com informações sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos devem criar um debate sobre os impactos da Revolta da Vacina na sociedade brasileira. Disponibilize materiais impressos com informações sobre o tema e oriente os alunos na organização do debate.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Nesta estação, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do template e explique como ele será utilizado.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o resultado de sua estação para a turma. Oriente os alunos na apresentação e estimule a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e no template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos próprios alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa mental criado.
  • Qualidade do debate realizado.
  • Qualidade da apresentação.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Orientar os alunos na metodologia da rotação por estações.
  • Disponibilizar materiais impressos com informações sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Ler textos e assistir a vídeos sobre o tema.
  • Criar um mapa mental sobre os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira.
  • Criar um debate sobre os impactos da Revolta da Vacina na sociedade brasileira.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o resultado de sua estação para a turma.