Aula sobre A Revolta Da Vacina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, cujo objetivo foi protestar contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, imposta pelo governo brasileiro na época. Esse movimento é um exemplo da resistência da população brasileira à modernização e urbanização que ocorreu no início do século XX. Para trabalhar esse tema, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando-o e explicando a importância da Revolta da Vacina para a história do Brasil. Também apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Disponibilize materiais de pesquisa para os alunos poderem estudar em casa. Eles deverão realizar uma estudar sobre a Revolta da Vacina e a história da vacinação no Brasil.Dessa forma, eles poderão aprofundar seu conhecimento sobre o tema e enriquecer suas reflexões para a aula presencial.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupos de 4 alunos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as contradições e impactos da modernização e urbanização no Brasil, considerando o contexto histórico da Revolta da Vacina.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Sistematize as ideias discutidas pelos alunos, destacando as principais contradições e impactos da modernização e urbanização no Brasil.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade, considerando a pesquisa realizada, a criação do mapa conceitual, a apresentação do mapa e a participação na discussão em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa.
  • Qualidade da criação do mapa conceitual.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Participação geral na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
  • Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Sistematizar as ideias discutidas pelos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Participar ativamente de toda a atividade.