Aula sobre A Revolta Da Vacina
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, cujo objetivo foi protestar contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, imposta pelo governo brasileiro na época. Esse movimento é um exemplo da resistência da população brasileira à modernização e urbanização que ocorreu no início do século XX. Para trabalhar esse tema, a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula, contextualizando-o e explicando a importância da Revolta da Vacina para a história do Brasil. Também apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Pesquisa
Disponibilize materiais de pesquisa para os alunos poderem estudar em casa. Eles deverão realizar uma estudar sobre a Revolta da Vacina e a história da vacinação no Brasil.Dessa forma, eles poderão aprofundar seu conhecimento sobre o tema e enriquecer suas reflexões para a aula presencial.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deverá ser criado em grupos de 4 alunos.Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo as contradições e impactos da modernização e urbanização no Brasil, considerando o contexto histórico da Revolta da Vacina.Etapa 6 - Sistematização
Sistematize as ideias discutidas pelos alunos, destacando as principais contradições e impactos da modernização e urbanização no Brasil.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos na atividade, considerando a pesquisa realizada, a criação do mapa conceitual, a apresentação do mapa e a participação na discussão em grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa.
- Qualidade da criação do mapa conceitual.
- Participação na discussão em grupo.
- Clareza na apresentação do mapa conceitual.
- Participação geral na atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
- Explicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Sistematizar as ideias discutidas pelos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em grupo.
- Participar ativamente de toda a atividade.