A Revolução Cubana

Nessa aula de História vamos estudar sobre a Revolução Cubana. Vem aprender mais! 🇨🇺


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O que foi a Crise dos Mísseis ocorrida durante a Guerra Fria?

    A) Durante a Guerra Fria os países começaram a estocar munição para um possível confronto, resultando na falta de mísseis.

    B) Foi uma disputa entre EUA e URSS pelo controle de regiões estratégicas e, para isso, utilizaram de armamentos.

    C) Em resposta à invasão dos EUA em território cubano a URSS enviou mísseis nucleares em Cuba.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A Revolução Cubana foi um movimento liderado por Fidel Castro que ocorreu em 1959 e resultou na derrubada do governo de Fulgêncio Batista. A partir daí, Cuba se tornou um estado socialista e passou a ter relações estreitas com a União Soviética, o que gerou tensões com os Estados Unidos e culminou na Crise dos Mísseis em 1962. Esta aula tratará sobre o tema por meio da metologia sala de aula invertida.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A Revolução Cubana, que aconteceu em 1959, foi liderada por Fidel Castro. Através desse movimento, foi derrubado o governo de Fulgêncio Batista e um regime socialista foi estabelecido em Cuba. Esse acontecimento teve grande impacto na Guerra Fria e nas relações entre os Estados Unidos e a União Soviética, e por isso é importante entender suas implicações geopolíticas. O tema será desenvolvido por meio da aprendizagem baseada em problemas.
    Atividade completa
  5. 5. Gamificação:

    Antes de iniciar a atividade, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Explique o que foi a Revolução Cubana, seus principais líderes, objetivos e consequências. É importante que os alunos entendam o contexto histórico da época, a Guerra Fria e a influência dos Estados Unidos na América Latina. A aula trabalhará o tema por meio da metodologia gamificação.
    Atividade completa
  6. 6. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A Revolução Cubana foi um processo histórico que ocorreu em Cuba, entre 1953 e 1959, liderado por Fidel Castro e seus companheiros. O objetivo era derrubar o ditador Fulgêncio Batista e implantar um regime socialista. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada nesta aula para os alunos poderem desenvolver habilidades de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. O diário de bordo será um recurso para os alunos poderem trabalhar em grupo, estimulando a colaboração e a criatividade.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Entre Pares:

    A Revolução Cubana foi um movimento social e político que aconteceu em Cuba, liderado por Fidel Castro e seus companheiros, que resultou na derrubada do governo ditatorial de Fulgêncio Batista em 1959. Esse acontecimento teve grande importância histórica, ao marcar o início de um regime socialista em Cuba, que se tornou um ponto de tensão na Guerra Fria, com a aproximação de Cuba com a União Soviética. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada nesta aula para os alunos poderem desenvolver um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro e outros revolucionários, foi um movimento político ocorrido em Cuba em 1959. Seu objetivo era derrubar o governo autoritário de Fulgêncio Batista e estabelecer um governo socialista em seu lugar. Essa revolução teve um impacto significativo na política mundial e na Guerra Fria, resultando na aliança de Cuba com a União Soviética. Nesta aula, os alunos serão capacitados a identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, incluindo seus principais conflitos e as tensões geopolíticas nos blocos liderados pelos soviéticos e pelos Estados Unidos. Para isso, será adotada a metodologia ativa de Rotação por Estações, permitindo que os alunos trabalhem em grupos e desenvolvam habilidades de análise e reflexão.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: