Aula sobre A Revolucao Cubana

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A Revolução Cubana, que aconteceu em 1959, foi liderada por Fidel Castro. Através desse movimento, foi derrubado o governo de Fulgêncio Batista e um regime socialista foi estabelecido em Cuba. Esse acontecimento teve grande impacto na Guerra Fria e nas relações entre os Estados Unidos e a União Soviética, e por isso é importante entender suas implicações geopolíticas. O tema será desenvolvido por meio da aprendizagem baseada em problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da Revolução Cubana para a Guerra Fria. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel para anotar suas ideias.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente um problema relacionado à Revolução Cubana, como, por exemplo: “Por que a Revolução Cubana foi tão importante para a Guerra Fria?”. Os alunos irão discutir em grupo e anotar suas ideias na folha de papel.

  3. Etapa 3 - Levantamento de hipóteses

    Os alunos irão levantar hipóteses para responder ao problema apresentado. Cada grupo irá anotar suas hipóteses na folha de papel. Esse é o momento de despertar a curiosidade dos estudantes.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a Revolução Cubana e suas implicações geopolíticas. Cada grupo irá anotar suas descobertas na folha de papel.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão sintetizar as informações pesquisadas e discutir em grupo as respostas para o problema apresentado. Cada grupo irá anotar suas conclusões na folha de papel.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos que bom, que pena, que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir em grupo suas avaliações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria e suas tensões geopolíticas.
  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em grupo.
  • Capacidade de utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Capacidade de análise crítica.
  • Capacidade de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria e suas tensões geopolíticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Estimular a discussão em grupo
  • Estimular os alunos a levantar hipóteses.
  • Explicar a Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Revolução Cubana e suas implicações geopolíticas.
  • Discutir em grupo e anotar suas ideias na folha de papel.
  • Sintetizar as informações pesquisadas e discutir em grupo as respostas para o problema apresentado pelo professo
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e discutir em grupo suas avaliações.