Aula sobre A Revolucao Cubana

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Revolução Cubana foi um processo histórico que ocorreu em Cuba, entre 1953 e 1959, liderado por Fidel Castro e seus companheiros. O objetivo era derrubar o ditador Fulgêncio Batista e implantar um regime socialista. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será aplicada nesta aula para os alunos poderem desenvolver habilidades de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses. O diário de bordo será um recurso para os alunos poderem trabalhar em grupo, estimulando a colaboração e a criatividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é a Revolução Cubana e sua importância histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema relacionado à Revolução Cubana para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os grupos deverão discutir e definir um problema relacionado ao tema escolhido. Você auxiliá-los com perguntas orientadoras, como: “Qual foi o principal desafio enfrentado pelos revolucionários cubanos?” ou “Quais foram as principais dificuldades encontradas durante a Revolução Cubana?”.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema definido na etapa anterior. Estimule os estudantes a pensarem em soluções criativas e inovadoras.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e elaborar um plano de ação detalhado. Auxilie na reflexão com perguntas orientadoras, como: “Como essa alternativa pode ser colocada em prática?” ou “Quais são os possíveis obstáculos que podem surgir?”.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Estimule a utilização de recursos audiovisuais e criativos para tornar a apresentação mais interessante e envolvente.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após as apresentações, promova uma discussão em sala de aula, estimulando os alunos a fazerem perguntas e comentários sobre os diários de bordo apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma breve conclusão da aula, reforçando os principais pontos abordados e a importância da Revolução Cubana na história mundial.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e colaboração
  • Estimular a criatividade e a inovação na solução de problemas
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação histórica

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo
  • Qualidade do diário de bordo elaborado pelo grupo
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo
  • Auxiliar os grupos com perguntas orientadoras durante as etapas do projeto
  • Estimular a criatividade e a inovação na solução de problemas

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo
  • Pensar de forma criativa e inovadora na solução de problemas
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.