Aula sobre A Revolucao Cubana

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro e outros revolucionários, foi um movimento político ocorrido em Cuba em 1959. Seu objetivo era derrubar o governo autoritário de Fulgêncio Batista e estabelecer um governo socialista em seu lugar. Essa revolução teve um impacto significativo na política mundial e na Guerra Fria, resultando na aliança de Cuba com a União Soviética. Nesta aula, os alunos serão capacitados a identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, incluindo seus principais conflitos e as tensões geopolíticas nos blocos liderados pelos soviéticos e pelos Estados Unidos. Para isso, será adotada a metodologia ativa de Rotação por Estações, permitindo que os alunos trabalhem em grupos e desenvolvam habilidades de análise e reflexão.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie a aula apresentando o tema, contextualizando a Revolução Cubana e explicando sua importância histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Contextualização histórica

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo explicativo sobre a Guerra Fria e a Revolução Cubana. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre a importância do contexto histórico para a compreensão do tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de documentos

    Nesta estação, os alunos receberão um conjunto de documentos, como fotos, artigos e discursos, relacionados à Revolução Cubana. Eles deverão analisar os documentos em grupo, identificando os principais aspectos da Revolução e como ela afetou a política mundial.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Mapa mental

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de ler um texto sobre o tema e, com base na leitura, criar um mapa mental. Esse mapa mental ajudará a visualizar e organizar as informações importantes relacionadas ao assunto.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Na última etapa, os alunos irão se reunir em grupos novamente para compartilhar suas conclusões e sínteses sobre a Revolução Cubana. Conduza uma discussão geral, destacando os principais aspectos da aula e incentivando a reflexão crítica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica;
  • Identificar e analisar aspectos da Guerra Fria, seus principais conflitos e as tensões geopolíticas no interior dos blocos liderados por soviéticos e estadunidenses;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Identificação e análise dos principais aspectos da Revolução Cubana;
  • Habilidade de argumentação e reflexão crítica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar e conduzir as atividades propostas;
  • Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Analisar e interpretar documentos relacionados à Revolução Cubana;
  • Desenvolver habilidades de argumentação e reflexão crítica.