Aula sobre A Revolucao Cubana
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Revolução Cubana foi um movimento liderado por Fidel Castro que ocorreu em 1959 e resultou na derrubada do governo de Fulgêncio Batista. A partir daí, Cuba se tornou um estado socialista e passou a ter relações estreitas com a União Soviética, o que gerou tensões com os Estados Unidos e culminou na Crise dos Mísseis em 1962. Esta aula tratará sobre o tema por meio da metologia sala de aula invertida.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais que possam ser utilizados pelos alunos para pesquisar sobre a Revolução Cubana.Materiais como livros, revistas, jornais, enciclopédias, etc. Prepare também um roteiro de estudo para os alunos, contendo as subtópicos a serem pesquisados. Você pode orientá-los a pesquisarem sobre os antecedentes históricos, as condições de vida dos cubanos naquele contexto, as táticas usadas pelos revolucionários, os impactos da revolução e outros tópicos.Etapa 2 - Estudo em casa
Os alunos deverão estudar em casa os tópicos propostos pelo professor e pesquisar em fontes confiáveis e variadas sobre a Revolução Cubana.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Na sala de aula, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre a Revolução Cubana. Ele conterá uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo os subtópicos que pesquisaram e como elas se relacionam com a ideia central da Revolução Cubana.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando como as sub-ideias se relacionam com a ideia central e como chegaram a essa conclusão.Etapa 6 - Debate
Após as apresentações, promova um debate com a turma sobre a Revolução Cubana, levantando questões como as causas do movimento, as consequências para Cuba e para o mundo, as relações com os Estados Unidos e a União Soviética, entre outras.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos previamente, como a capacidade de pesquisa, a organização do mapa conceitual, a participação no debate e a compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria e seus principais conflitos.
- Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e variadas.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Capacidade de pesquisa em fontes.
- Organização do mapa conceitual.
- Participação no debate.
- Compreensão do tema.
Ações do professor
- Selecionar materiais para pesquisa.
- Preparar roteiro de estudo para os alunos.
- Promover o debate em sala de aula.
Ações do aluno
- Estudar em casa os tópicos propostos pelo professor.
- Criar o mapa conceitual em grupo.
- Participar do debate em sala de aula.