Aula sobre A Revolucao Cubana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Revolução Cubana foi um movimento liderado por Fidel Castro que ocorreu em 1959 e resultou na derrubada do governo de Fulgêncio Batista. A partir daí, Cuba se tornou um estado socialista e passou a ter relações estreitas com a União Soviética, o que gerou tensões com os Estados Unidos e culminou na Crise dos Mísseis em 1962. Esta aula tratará sobre o tema por meio da metologia sala de aula invertida.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais que possam ser utilizados pelos alunos para pesquisar sobre a Revolução Cubana.Materiais como livros, revistas, jornais, enciclopédias, etc. Prepare também um roteiro de estudo para os alunos, contendo as subtópicos a serem pesquisados. Você pode orientá-los a pesquisarem sobre os antecedentes históricos, as condições de vida dos cubanos naquele contexto, as táticas usadas pelos revolucionários, os impactos da revolução e outros tópicos.

  2. Etapa 2 - Estudo em casa

    Os alunos deverão estudar em casa os tópicos propostos pelo professor e pesquisar em fontes confiáveis e variadas sobre a Revolução Cubana.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre a Revolução Cubana. Ele conterá uma ideia central e 8 tópicos, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo os subtópicos que pesquisaram e como elas se relacionam com a ideia central da Revolução Cubana.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando como as sub-ideias se relacionam com a ideia central e como chegaram a essa conclusão.

  6. Etapa 6 - Debate

    Após as apresentações, promova um debate com a turma sobre a Revolução Cubana, levantando questões como as causas do movimento, as consequências para Cuba e para o mundo, as relações com os Estados Unidos e a União Soviética, entre outras.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos previamente, como a capacidade de pesquisa, a organização do mapa conceitual, a participação no debate e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar aspectos da Guerra Fria e seus principais conflitos.
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e variadas.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de pesquisa em fontes.
  • Organização do mapa conceitual.
  • Participação no debate.
  • Compreensão do tema.

Ações do professor

  • Selecionar materiais para pesquisa.
  • Preparar roteiro de estudo para os alunos.
  • Promover o debate em sala de aula.

Ações do aluno

  • Estudar em casa os tópicos propostos pelo professor.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Participar do debate em sala de aula.