Aula sobre A Revolucao Do Haiti E A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Revolução do Haiti e a Revolução Francesa são eventos históricos importantes que tiveram grande impacto na história mundial. A Revolução Francesa, que ocorreu entre 1789 e 1799, foi um movimento que teve como objetivo derrubar a monarquia francesa e estabelecer uma república democrática. Já a Revolução do Haiti, que ocorreu entre 1791 e 1804, foi uma revolta de escravos que resultou na independência do país e na abolição da escravidão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre esses dois eventos históricos e como a Revolução do Haiti foi influenciada pela Revolução Francesa. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize os eventos históricos. Explique também sobre a relação entre as Revoluções. Os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um diário de bordo sobre a Revolução do Haiti e a Revolução Francesa.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos irão pesquisar e discutir em grupo os problemas que levaram à Revolução Francesa e à Revolução do Haiti. Eles devem identificar as principais causas e consequências desses eventos históricos.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos irão trabalhar em grupo para gerar alternativas para resolver os problemas identificados na etapa anterior. Eles devem pensar em soluções criativas e inovadoras para os problemas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos irão escolher a melhor alternativa para resolver os problemas identificados na etapa anterior. Eles devem justificar a escolha da solução e apresentar um plano de ação para implementá-la.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma. Eles devem explicar o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Os outros alunos devem fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em grupo sobre as apresentações e as soluções propostas pelos alunos. Eles devem avaliar as soluções e discutir as implicações da Revolução do Haiti e da Revolução Francesa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas históricos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de avaliar as implicações da Revolução do Haiti e da Revolução Francesa.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar os eventos históricos.
  • Orientar os alunos na realização das atividades em grupo.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as apresentações e as soluções propostas pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a curiosidade e a pesquisa dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e discutir em grupo os problemas históricos.
  • Gerar alternativas criativas e inovadoras para resolver os problemas identificados.
  • Escolher a melhor alternativa e apresentar um plano de ação para implementá-la.
  • Participar da discussão em grupo e avaliar as soluções propostas pelos outros grupos.