Aula sobre A Revolucao Do Haiti E A Revolucao Francesa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Revolução do Haiti e a Revolução Francesa são eventos históricos importantes que tiveram grande impacto na história mundial. A Revolução Francesa, ocorrida no final do século XVIII, foi um movimento que teve como objetivo derrubar a monarquia absoluta e estabelecer um governo republicano. Já a Revolução do Haiti, ocorrida no início do século XIX, foi um movimento liderado por escravos que lutaram pela independência do país e pelo fim da escravidão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a relação entre esses dois eventos históricos e como a Revolução do Haiti foi influenciada pela Revolução Francesa. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa para solução de problemas, que envolve a criação de um template com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos os conceitos básicos sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti, explicando as principais causas e consequências de cada evento. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos sobre as semelhanças e diferenças entre as duas revoluções.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental sobre as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti. Em seguida, irão discutir em grupo sobre as principais ideias e conceitos que surgiram durante as duas revoluções.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um tema específico relacionado à Revolução do Haiti e à Revolução Francesa, como por exemplo, a luta pela igualdade social ou a importância da liderança na revolução. Em seguida, irão discutir em grupo sobre como podem abordar esse tema de forma criativa e inovadora.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um projeto que aborde o tema escolhido, utilizando diferentes recursos, como imagens, vídeos, textos e outros materiais. Eles irão trabalhar em grupos para desenvolver o projeto e apresentá-lo para a turma. O projeto pode ser a criação de um cartaz, um texto, um vídeo ou podcast.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus projetos para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Eles irão discutir sobre as diferentes abordagens e ideias apresentadas e como elas se relacionam com a Revolução do Haiti e a Revolução Francesa.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula utilizando as conclusões dos alunos para a criação do projeto com o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a Revolução de São Domingo como evento singular e desdobramento da Revolução Francesa e avaliar suas implicações.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na abordagem de temas históricos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade e criatividade do projeto desenvolvido pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em relacionar o tema escolhido com a Revolução do Haiti e a Revolução Francesa.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos básicos sobre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
  • Orientar os alunos na criação do mapa mental e na escolha do tema para o projeto.
  • Dar feedbacks aos alunos sobre seus projetos e estimular a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa mental sobre as semelhanças e diferenças entre a Revolução Francesa e a Revolução do Haiti.
  • Desenvolver um projeto criativo e inovador sobre o tema escolhido.